Segundo a Copasa cerca de 80% da obra está concluída (Foto: Amanda Quintiliano)

Supram concedeu mais quatro meses para a companhia finalizar fase de testes; Desde o ano passado foram três adiamentos

Prevista para ser entregue no final desde ano, após vários adiamentos, a Copasa terá mais 120 dias para concluir a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da bacia do Rio Itapecerica, em Divinópolis. A Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) prorrogou o prazo da fase de testes.

A estatal empurrou para uma das terceirizadas a responsabilidade por mais uma atraso. Em nota, a companhia informou que a “empresa contratada para realização da primeira etapa da obra entrou em processo de recuperação judicial, o que resultou em descumprimento do cronograma”.

“A Companhia reforça que foram tomadas medidas administrativas e judiciais com relação à empresa contratada”, afirmou.

O investimento total na construção da ETE da bacia do Rio Itapecerica e das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário, em Divinópolis e no distrito de Santo Antônio dos Campos, é da ordem de R$ 143 milhões. A capacidade total da unidade será de 400 litros por segundo.

Questionada, a Copasa não informou quais as pendências restantes para concluir a obra que se estende desde 2016. Do início até agora, foram pelo menos três adiamentos, um no final de 2018, outro em meados desde ano e, agora, para mais quatro meses.  

Antes disso, a companhia viabilizou aditivo junto ao município com o aval da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário (Arsae). Inicialmente, as obras deveriam ter deixado o papel em 2014. Na reta final, quando a ETE já deveria estar pronta, foi assinado o aditivo dando até o final do ano passado.

Taxa de tratamento de esgoto

A Copasa afirmou que apenas após início da operação da estação, com o esgoto sendo efetivamente tratado, haverá mudança no patamar tarifário, com a cobrança pelo novo serviço. Essa mudança será informada, com antecedência, aos clientes que passarem a contar com o serviço de tratamento de esgoto.

Em nota, a prefeitura de Divinópolis limitou-se a dizer que não foi comunicada sobre o adiamento pela empresa.