As novas medidas incluem a instalação externa de hidrômetros, uso de telemetria para leituras em tempo real e opções de autoleitura para clientes.
A Copasa está investindo em tecnologia para enfrentar um desafio antigo: o acesso dos leituristas aos hidrômetros, muitos dos quais estão localizados dentro dos imóveis. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), cerca de 80% dos padrões de água estão em áreas internas, enquanto em outras regiões do estado, o percentual é de 60%.
Implementações
Para garantir a precisão das medições, a Copasa implementou várias ações, como a exigência de que todas as novas ligações de água sejam instaladas na parte externa dos imóveis, exceto onde não for tecnicamente viável. Além disso, a empresa tem adotado soluções modernas, como a substituição dos aparelhos de coleta de dados e o uso de georreferenciamento e registros fotográficos pelos leituristas.
Telemetria
A telemetria também está sendo implantada, permitindo a leitura em tempo real do consumo de água, com os dados sendo transmitidos diretamente para o sistema comercial da empresa.
Investimentos
Wallace Lúcio, superintendente de Relacionamento com o Cliente da Copasa, afirmou: “A Copasa está investindo em tecnologias modernas para poder atender melhor os clientes. Mesmo com todos os investimentos, precisamos contar com a colaboração dos clientes para receberem nossas equipes de leituristas em seus imóveis”.
Importância
André Luís de Andrade, gerente da Unidade de Serviços Comercial (USCM) da Copasa, destacou a importância da leitura mensal dos hidrômetros: “Assim, o cliente pode identificar e antecipar oscilações no consumo que podem levar ao aumento do valor das contas de água.”
- Turismo mineiro sustenta liderança no país desde janeiro
- Prefeitura de Samonte desmente fake news sobre tuberculose
- Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5
- Deputada Lohanna visita obras em escolas beneficiadas com emendas impositivas
- Chuva e alerta laranja marcam o final de semana em Divinópolis
Autoleitura
Andrade também mencionou a opção de autoleitura dos hidrômetros, onde os próprios clientes informam à Copasa o consumo registrado, por meio de vários canais de atendimento, como o aplicativo Copasa Digital e a Agência Virtual.
Dúvidas
Para garantir a segurança dos clientes, Andrade ressaltou que os colaboradores da Copasa trabalham uniformizados e com crachá visível. “Em caso de qualquer insegurança ou dúvida para liberar o acesso do empregado, o cliente pode se certificar da execução do serviço, entrando em contato com a Central de Atendimento no 0800 0300 115 ou no 115, que funcionam 24 horas”, orientou.