A assinatura da ordem de serviço para início da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ET) do Rio Itapecerica, em Divinópolis, parece não ter passado de mais uma promessa da Copasa. Prevista para ser assinada ainda este mês, a companhia não deu nenhum sinal da presença da presidente, Sinara Meirelles.

As obras estão atrasadas em oito meses. Pelo cronograma os primeiros tijolos deveriam ter sido empilhados em janeiro deste ano, entretanto a população continua pagando a taxa de esgoto sem o projeto ter deixado o papel. A situação gerou incomodo entre o vice-prefeito Rodrigo Resende e a diretoria da Copasa. Em audiência pública, ele chegou ameaçar a cancelar o contrato.

Poucas semanas depois, a companhia encaminhou ofício com páginas de justificativas e numa delas se comprometeu a assinar a ordem de serviço. A pendência era uma ação judicial movida pela segunda colocada no processo licitatório. Ela questionou o resultado levando o caso para tribunais. Em junho, a Copasa conseguiu derrubar a liminar que a impedia de assinar o contrato com a vencedora.

Rodrigo disse acreditar na assinatura da ordem de serviço nos próximos 20 dias (Foto: Amanda Quintiliano)

Rodrigo disse acreditar na assinatura da ordem de serviço nos próximos 20 dias (Foto: Amanda Quintiliano)

O investimento está previsto em R$ 200 milhões e será por meio de Parceria Público Privada (PPP). O vice-prefeito, Rodrigo Rezende disse nesta quinta-feira (20) que a Copasa não se manifestou novamente desde o encaminhamento do ofício comunicando sobre a queda da liminar. Ele disse acreditar que a Companhia aguardará a visita do governador, Fernando Pimentel para assinar a ordem de serviço.

“Eles nos falaram que o contrato com a empresa PPP já havia sido assinado. Não tenho certeza, mas acho que eles estão esperando a vinda do governador que foi cogitada para anteontem e não ocorreu. Mas, acredito que não há mais como a empresa aditar mais do que 20 dias, até porque fica difícil dela cumprir as cláusulas contratuais”, disse, acrescentando que aguardará mais 20 dias antes de notificar a Copasa.

“A ETE é a maior obra da Copasa no governo do Pimentel. Ele deverá vir à Divinópolis nos próximos 20 dias, porque até a empresa deve estar pressionando”, afirmou.

A reportagem do PORTAL entrou em contato a Copasa na tarde de terça-feira (18) e até o momento aguarda uma posição da empresa.

Tratamento

Hoje, 10% do esgoto, segundo dados da Copasa, são tratos com a Estação de Tratamento do Rio Pará. Na região do bairro Icaraí, os moradores já pagam a totalidade da taxa.