Foto: Divulgação

Portal Centro-Oeste

A mortandade de peixes registrada no último final de semana não ocorreu apenas em Divinópolis. Moradores de Itapecerica também encontraram vários peixes do Ribeirão Vermelho um dos braços do Rio Itapecerica. Lá, a causa foi o lançamento de 100% do esgoto bruto no rio.

O prefeito de Itapecerica, Wirley Reis (PHS) usou as redes sociais para explicar as causas do desastre ambiental. A Copasa lançou o esgoto diretamente no rio devido a paralisação para manutenção da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) localizada na área urbana do município.

O fato causou o depósito de uma grande quantidade de material orgânico nos rios Vermelho e Itapecerica, o que diminuiu a oxigenação da água e culminou na morte dos peixes. A água, que era cristalina antes de chegar à ETE, tornou-se negra e com forte odor após o lançamento do esgoto no rio.

Embora tenha vazado esgoto no rio, ainda não há confirmação de que essa tenha sido a única causa da mortandade dos peixes. A Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Itapecerica está tomando as medidas cabíveis e acionou a Polícia Militar de Meio Ambiente, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Alto São Francisco e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Além disso, a Prefeitura contratou uma empresa para fazer análises físico-química, bacteriológica e de metais pesados da água e dos peixes. O resultado das análises sairá em 20 dias.

Copasa

O PORTAL tentou contato com a Copasa, mas não obteve nenhum retorno.