Segundo a Copasa cerca de 80% da obra está concluída (Foto: Amanda Quintiliano)

Mesmo com confirmação de atraso, prefeitura mantêm silêncio; Esta é a segunda vez que empresa descumpre o cronograma

A Copasa confirmou que as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Bacia do Rio Itapecerica não serão concluídas ainda esteve ano como previsto em contrato. Enquanto isso, a Prefeitura de Divinópolis mantém o silêncio e diz que se manifestará nos próximos dias sobre o assunto. Pelo cronograma ela devia começar a operar até 31 de dezembro de 2018.

A ETE era para ter sido entregue em dezembro de 2016. Entretanto, alegando atrasos em licenças e gargalos no processo licitatório, ela conseguiu aditivo com um novo cronograma. Dois anos após o início das obras, o prazo não foi cumprido.

Em nota, a empresa disse que já estão com 85% de suas estruturas finalizadas. A unidade está em fase final de urbanização e os reatores que farão o tratamento dos efluentes estão em fase final de montagens. Um módulo desses reatores já está finalizado e em condições de operação para iniciar o tratamento de 100 litros por segundo.

Fase de teste

Ainda em nota, ela disse que “a fase de testes da nova estação será iniciada no primeiro semestre de 2019, tratando o esgoto dos bairros Jardim Candelária, Jardim das Oliveiras, Fonte Boa, Prolongamento Bom Pastor, Dom Cristiano e Eldorado. Somente após a conclusão destes testes é que haverá a alteração do patamar tarifária, com a cobrança pelo serviço de tratamento de esgoto”.

“A Companhia já implantou 27.400 metros de interceptores – estruturas que receberão os esgotos das redes coletoras já existentes e os encaminharão para a ETE. Essa etapa do empreendimento é mais morosa devido à complexidade das obras em regiões urbanas, que dependem, em muitos casos, da liberação de áreas para intervenção por parte dos proprietários”.

Justificativas

Para justificar, a Copasa alegou atraso na entrega de materiais para a interligação da estação elevatória final com a ETE.

“A Copasa abriu processo administrativo e a empresa responsável pelo fornecimento já foi suspensa do cadastro de fornecedores da Companhia. Já foram tomadas as providências para reabertura do processo licitatório, que deve ocorrer em 28/12/2018, para definição do novo fornecedor desses materiais. A Copasa apresentará os novos prazos e o cronograma da obra para o município nos próximos dias”.

Município

Em nota a Assessoria de Comunicação da Prefeitura disse que “o município está acompanhando o caso e se manifestará nos próximos dias”.