Bairros em Divinópolis tem abastecimento interrompido devido a manutenção. (Foto: Divulgação)

“Cada gota conta”. Esse é o mote da campanha da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) que busca conter a falta de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e cidades do interior.  Para isso, a companhia disponibilizou o hotsite Copasa Transparente, que mostra diariamente a situação das represas que abastecem a região.

No endereço www.copasatransparente.com.br é possível acompanhar o nível dos reservatórios do Sistema Paraopeba (Rio Manso, Vargem das Flores e Serra Azul). Além disso, várias dicas para economizar o consumo de água estão disponíveis.

O governador Fernando Pimentel enfatizou a campanha de incentivo e conscientização, feita junto à população, como forma de atingir a redução de 30% do consumo de água na RMBH e em municípios onde a situação está mais grave.

“Não temos como aumentar a captação e a vazão no sistema de abastecimento no curto prazo. No caso da RMBH, estamos com obras que vão ser aceleradas na captação do rio Paraopeba, mas só vão produzir resultados em novembro. Então, até lá, temos de reduzir o consumo”, apontou.