Portal Centro-Oeste

A Copasa emitiu notas se explicando sobre os problemas ocorridos ao longo do final de semana em Divinópolis. De sexta (25) até esta segunda (28) moradores reclamaram da água com cor de terra e cheiro forte e também do esgoto que transbordou no “reservatório” do bairro Lagoa dos Mandarins. Nesta segunda (28) a companhia emitiu nota.

A Copasa informou que a turbidez apresentada na água distribuída alguns bairros de Divinópolis no último final de semana foi em decorrência das intervenções realizadas pela empresa na Estação de Tratamento de Água (ETA) Itapecerica. Os serviços já foram concluídos e o abastecimento da cidade está normalizado.

“A Companhia esclarece que caso ainda esteja ocorrendo algum problema pontual, o cliente deverá registrar a reclamação por meio do telefone 115 ou na Agência de Atendimento, para que seja avaliado caso a caso”, consta na nota.

Com relação ao esgoto no bairro Lagoa dos Mandarins, a companhia informou que o problema foi decorrente do entupimento no poço de visita (PV) de esgoto na região.

“Assim que foi acionada, ainda no sábado (26), técnicos da empresa foram enviados ao local e realizaram a desobstrução do PV. A Companhia esclarece que as manutenções são realizadas sempre que necessário, como ocorre em todo o sistema público de esgotamento sanitário da cidade”, concluiu.

Amostras

Agentes da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) coletaram nesta segunda-feira (28) amostras da água. O material será encaminhado para análise e, se comprovada alguma irregularidade, será lavrado um alto de infração. Se o problema não for solucionado, a empresa poderá ser multada. A medida está prevista no Código Municipal de Saúde e também o Decreto 2.914, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre a qualidade da água para consumo humano.