Municípios da região Centro-Oeste de Minas Gerais estão há quase 45 dias sem ver uma gota d’água. E, não há previsão de chuva para esta semana. A informação é do Centro de Meteorologia da PUC Minas, Tempo Clima. O tempo seco é comum nesta época do ano, mas já gera preocupações. A Copasa anunciou algumas medidas preventivas para evitar o desabastecimento caso a estiagem volte a bater na porta.

A expectativa da companhia é de um período chuvoso mais consistente entre 2015 e 2016. Mesmo assim, a empresa mantém programação preventiva englobando, entre outras ações, campanhas pelo consumo consciente de água; atuação prioritária na correção de vazamentos; combate a desperdícios denunciados pelo telefone 115; identificação, locação e montagem de poços artesianos; e elaboração preventiva de Plano de Manobras, com autorização da Agência Reguladora.

Essas medidas não mais efetivas nas cidades com queda acentuada de vazão em setembro/outubro do ano passado. Em Itapecerica, por exemplo, houve a perfuração e equipagem de dois poços, com implantação de adutora. Somente com a vazão desses poços, é possível atender 75% da demanda média da cidade. Em Neolândia, distrito da cidade, também foi perfurado um poço.

Em Divinópolis não chove há quase 45 dias (Foto: Christyam de Lima)

Em Divinópolis não chove há quase 45 dias (Foto: Christyam de Lima)

Em São Gonçalo do Pará, foi implantada captação por balsa no rio Pará com capacidade para 30 litros por segundo, suficiente para atendimento de quase o dobro da demanda média da cidade. Também foram implantados dois quilômetros de adutora, perfurado, equipado e colocado em operação poço profundo com vazão de 5,8 litros por segundo, capaz de garantir cerca de 30% da demanda média da cidade.

Em Divinópolis, mesmo que não tenha ocorrido desabastecimento em função da estiagem, a Copasa elaborou plano preventivo de contingência.

Por meio de nota, a Copasa afirmou que todas as estruturas dos Sistemas de Abastecimento de Água de Divinópolis e das cidades da região encontram-se em pleno funcionamento, sem registro de ocorrência derivada de estiagem até o momento.

Previsão do tempo

A previsão não é de chuva para os próximos sete dias. De acordo com o meteorologista da PUC Minas, Tempo Clima Heriberto dos Anjos, “há uma massa de ar seco atuando sobre o estado e ela inibe a formação de chuva e mantém o tempo estável”. Esta semana o tempo deverá ser ensolarado com poucas nuvens. A temperatura deve variar entre 13 a 27 graus na região. A umidade relativa do ar deverá ser abaixo de 30%.