Empresa disse que abastecimento de água em Divinópolis deve ser normalizado até esta sexta-feira (10/2)

A Copasa informou, nesta quinta-feira (9/2), que está trabalhando para restabelecer “o mais rapidamente possível “o abastecimento de água nos bairros Aeroporto, Elizabeth Nogueira, Jardim Jusa Fonseca, Mar e Terra, Maria Peçanha, Nossa Senhora de Lourdes, Nova Holanda, Residencial Quinta das Palmeiras, Residencial Costa Azul, Residencial Terra Azul, Santa Tereza e Santos Dumont, em Divinópolis.

A empresa alega que o abastecimento de água foi o interrompido após vandalismo e furto de cabos elétricos em uma unidade de bombeamento.

Caminhões-pipa estão sendo disponibilizados para atender as áreas mais críticas e um gerador será instalado para retomar a operação da região. A previsão é que o abastecimento seja normalizado, gradativamente, no decorrer da madrugada de hoje para amanhã (10/02).

Vandalismo

A companhia informa que na terça-feira (07/02) ocorreu o vandalismo da unidade de bombeamento localizada no bairro Maria Peçanha, que a atende a região afetada. Durante a quarta-feira (08/02), os técnicos eletromecânicos estiveram mobilizados para substituir as peças furtadas e reparar os danos causados. A Copasa aguarda agora a concessionária de energia elétrica refazer a religação da unidade.

“No entanto, ainda que com a adoção dessas providências, a Copasa conta com o apoio da população no intuito de garantir a integridade da unidade. Isso porque os recentes episódios de desabastecimento relatados foram provocados por uma sequência de atos de vandalismo e furtos de cabeamento elétrico na referida unidade de bombeamento. Todas as vezes que isso ocorre, há a paralisação do funcionamento dos equipamentos e, consequentemente, do abastecimento de água”, afirmou a Copasa.

A companhia esclarece que está monitorando os casos e tomando todas as medidas necessárias, incluindo o registro de boletins de ocorrência para a apuração não somente de quem está praticando os atos, mas também o crime de receptação, previsto no artigo 181 do Código Penal.

“A empresa entende o descontentamento de seus clientes com relação aos transtornos causados, especialmente no que diz respeito a interrupções no fornecimento de água, mas ressalta que também é vítima da ação dos infratores, uma vez que todos os prejuízos financeiros e materiais são arcados pela companhia”, disse.

Diante disso, a Copasa conta com a colaboração da população na tentativa de coibir que esses crimes continuem a acontecer e orienta a todos que, ao perceberem qualquer atitude suspeita nas proximidades das unidades da companhia, que acionem a Polícia Militar pelo 190 ou entrem em contato com a companhia pelos telefones 0800 0300 115 ou 115 para que as medidas cabíveis possam ser adotadas o mais rápido possível.

Consumo consciente

A Companhia ressalta que está empenhada em garantir o fornecimento de água de qualidade a todos e pede a colaboração da população em relação ao consumo consciente. Simples ações do dia a dia contribuem para essa economia. Ao lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho, fazer a barba e ensaboar a louça, é importante manter a torneira fechada, e abrir apenas na hora de enxaguar. Usar o balde no lugar da mangueira para lavar o carro e utilizar vassouras para limpar as calçadas também fazem toda a diferença.