Possíveis mudanças e determinações públicas de saúde se restringem a atualizações ou limitações das diretrizes impostas até o momento
A Prefeitura de Divinópolis, por meio com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), decidiu não flexibilizar novas atividades nos próximos 14 dias. Veja a explicação na íntegra dada pelo órgão.
“O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 explicou que nas duas semanas seguintes, nenhuma nova atividade, que não esteja previamente citada nos decretos anteriormente publicados ou na matriz de risco, terá sua execução permitida ou afrouxada.
É preciso relembrar que grandes medidas de liberação foram adotadas recentemente pela gestão pública, como a ampliação dos horários de funcionamento dos estabelecimentos, abertura restrita de restaurantes e de centros religiosos.
Dessa forma, a gestão administrativa afirma que as possíveis mudanças e determinações públicas de saúde se restringem a atualizações ou limitações das diretrizes impostas aos estabelecimentos em atual funcionamento.
A decisão se deve à necessidade do cumprimento do isolamento social. A Prefeitura esclareceu com veemência que desde a chegada do vírus no município, a essencialidade e necessidade do isolamento.
Apesar da realização de ações, blitz educativas e campanhas de conscientização nos principais pontos da cidade a população divinopolitana tem relaxado no isolamento social e nas normas restritivas, sendo esse fato principal causador para o agravamento do números em nosso município.
É possível verificar com facilidade um elevado número de pessoas transitando pelas ruas, utilização errada do equipamento de proteção obrigatório (máscara) e até mesmo a ausência do mesmo, apesar da possibilidade de multa.
Além disso, foi recomendado que as saídas de casa devessem ocorrer somente para fins de extrema necessidade, como consultas e compra de produtos indispensáveis o que também não está sendo seguido pelos cidadãos.
Após a incessante orientação das autoridades de saúde do município, foi percebido uma desmobilização muito grande por parte da população, resultando na necessidade de pausar a flexibilização das atividades em Divinópolis.
Outro fator determinante nesta decisão foi a escassez de medicamentos, principalmente anestésicos e sedativos que são usados para colocar os pacientes nos respiradores e também para cirurgias complexas.
Os estoques dos hospitais e UPA estão comprometidos, pois os fornecedores não dispõem dos remédios para reposição. Com crescente aumento da demanda pela Covid-19, houve sobrecarga na indústria farmacêutica, o que tem causado desabastecimento em todo o mundo”.
“Portanto, precisamos agora controlar muito bem os estoques que temos, pois, a reposição não tem prazo determinado e mesmo que tenhamos leitos hospitalares de muito pouco eles servirão se não pudermos colocar os pacientes nos respiradores. Estas podem acarretar em mudanças mais abrangentes no risco de aquisição da doença pela população”, diz o Secretário Amarildo.
Segundo ele, este pequeno prazo de 14 dias será de muita observação, dos números do boletim epidemiológico e do comportamento das pessoas nas ruas.
“Estamos recebendo inúmeras denúncias de descumprimento dos decretos e é preciso lembrar que o isolamento não é uma sugestão, é uma determinação e deve, obrigatoriamente, ser seguida. Entendemos que este é um período difícil, mas quanto mais tempo nos resguardarmos em casa, mais rápido poderemos sair”, esclareceu.
Comitê de Enfrentamento à Covid-19
O comitê é responsável pelo monitoramento dos casos da doença, mas não somente isto, o grupo também é o principal mediador do Plano Municipal de Enfrentamento e Contingência para a Doença Respiratória, visando e possibilitando maior adesão do mesmo.
A equipe é formada por representantes da Semusa, especialistas da área da saúde, representantes das Secretarias Municipais, vereadores e membros da sociedade civil e militar.
As reuniões do Comitê acontecem periodicamente, onde são realizadas avaliações de inúmeros fatores para construção das estratégias de combate à doença.
É preciso lembrar que o planejamento do combate à pandemia, está na Matriz de Risco que foi elaborada pelo comitê e está disponível no site prefeitura.
Durante os próximos encontros, que serão realizados com mais frequência, os membros estarão focados na análise dos dados epidemiológicos, assim como possíveis desdobramentos do cenário municipal.
Para acessar a Matriz completa, clique no link: https://bit.ly/38njXJP