A máscara precisa ter pelo menos duas camadas de pano, podem ser feitas tanto de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos
Desde o início da pandemia provocada pela proliferação do novo coronavírus, houve um aumento do consumo de produtos de higiene e proteção, como o álcool em gel e as máscaras.
Assim, a confecção de máscaras caseiras veio como um mercado em expansão, com tutoriais na internet que proporcionam aos cidadãos confeccioná-las em casa.
Máscara caseira eficiente
O Ministério de Saúde indica que, para manter a eficácia de uma máscara feita em casa é preciso que haja uma barreira física consistente. Por isso, é fundamental seguir algumas recomendações: a máscara precisa ter pelo menos duas camadas de pano, podem ser feitas tanto de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos. É importante evidenciar que a máscara é de uso individual e intransferível e precisa cobrir a boca e nariz do indivíduo, sem deixar espaços nas laterais.
Higienização da Máscara de pano
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) as medidas de limpeza adequada da máscara fazem a diferença na sua eficácia e segurança. Dentre os cuidados recomendados estão: realizar a imersão da máscara em um recipiente com água potável e água sanitária por cerca de 30 minuto, respeitando a proporção de diluição é de 500ml de água potável para 10ml de água sanitária.
Após a imersão, realize o enxágue em água corrente e lave com água e sabão, logo depois coloque para secar em ambiente aberto para reutilização. Ainda é indicado, após a secagem, utilizar o ferro quente e condiciona-lá em um saco plástico quando não for usada.
É necessário descartar a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida, bem como sinais de umidade ou sujidades.