“Queremos mostrar que o comércio valoriza a vida através do cumprimento dos protocolos de segurança e prevenção”, afirma presidente da CDL
A Câmara Dirigentes Lojistas (CDL) Divinópolis iniciou a entrega do selo Comércio Seguro, uma ação com objetivo de orientar comerciantes sobre a adoção e manutenção das medidas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus.
O momento é de constante adaptação. O comércio foi um dos principais segmentos drasticamente afetados pelo isolamento social, impactando diretamente no faturamento das empresas devido ao período que permaneceu fechado e até o momento, com a redução na jornada de funcionamento.
De acordo com a CDL, adotar os protocolos de cuidados e realizar periodicamente as adequações necessárias é um compromisso do comércio com toda população, para que a Covid-19 seja controlada na cidade, permitindo assim a manutenção das lojas em funcionamento, mesmo que de forma reduzida.
“Cuidar da saúde e conter a propagação da COVID-19 é responsabilidade de todos, comércio, indústria, prestadores de serviço, poder público e cidadãos”, afirmou a entidade.
Como receber o selo
A CDL elaborou uma cartilha com todas as medidas de prevenção com base nas normas sanitárias da Organização Mundial da Saúde e nos Decretos Municipais. A cartilha, que está disponível no site da entidade, foi enviada a todos os associados e pode ser acessada por qualquer pessoa. O documento contém as normas de prevenção para todos os segmentos do comércio, prestadores de serviço e população em geral.
Para receber o selo é preciso que a loja esteja adequada com as medidas sanitárias exigidas. Os consultores da CDL, durante as visitas, verificam se o estabelecimento está de acordo normas, orientam os comerciantes e colaboradores quanto as adequações, caso necessário, para receber o selo da campanha.
De acordo com o presidente da CDL Divinópolis, Luiz Angelo, a intenção é valorizar os lojistas e prestadores de serviços que estão seguindo corretamente as medidas de prevenção ao novo coronavírus.
“Queremos mostrar que o comércio valoriza a vida através do cumprimento dos protocolos de segurança e prevenção à COVID-19. Queremos também, estimular o consumidor a priorizar os estabelecimentos que tenham o selo Comércio Seguro”, esclarece.
Nesta quinta-feira, as lojas que se enquadram nas regras exigidas, começaram a receber o selo.
Para o empresário Ednaldo José de Oliveira, dono de uma rede de lojas de utilidades doméstica, o cuidado deve ser constante, tanto com o cliente, quanto com os colaboradores.
“Estamos em constante vigia. É preciso cuidar da saúde de todos para que possamos manter o comércio aberto e garantir o emprego e a renda de nossos colaboradores. Estamos atentos com todas as medidas sanitárias e vigilantes dentro e fora da loja. Oriento diariamente meus colaboradores e estou atento a condição de saúde deles. É nosso dever oferecer um ambiente seguro para todos”, argumentou o empresário.