A farmacinha começou a fornecer medicamentos para os próximos 90 dias para evitar filas e aglomerações
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio dos agentes de endemias da Vigilância em Saúde, realizaram na última quinta-feira (23), a desinfecção da Farmácia Central, devido ao atual quadro epidemiológico de pandemia global.
As ações são feitas para evitar o contágio do novo coronavírus na cidade, utilizando o processo de pulverização de cloro concentrado. O produto químico é um oxidante e age diretamente na parede celular do vírus, eliminando os agentes patológicos. A higienização não oferece riscos a população.
Medidas para diminuição de filas
Antes da pandemia do Novo coronavírus, no mês de março, a farmacinha registrou o atendimento de 5 mil pacientes, o equivalente a 250 pessoas por dia. Entretanto, atualmente houve uma gradativa queda de procura da população pelos serviços oferecidos, devido aos esforços da Semusa para diminuir o fluxo de pessoas no local.
Em abril, até o momento, foram registrados 2118 atendimentos, o equivalente a 115 por dia. No início de março o a farmacinha começou a fornecer medicamentos para os próximos 60 dias, e após o início das medidas de segurança, foram fornecidos para os próximos 90 dias. Desta forma, a estimativa é que ocorra uma queda de pelo o menos 60% na procura pelo atendimento.
Como fazer o agendamento de atendimento
Agora a farmacinha conta também com o agendamento online, para os cidadãos interessados em fazer o serviço.
Para fazer o agendamento o paciente se cadastra no site da Prefeitura. Após o cadastro, entre no portal serviços do Cidadão através do link –https://bit.ly/2VRIbX1- depois em serviços e agendamento de medicamentos.
Ao acessar esse serviço, o paciente pode escolher entre as três opções – Entrega de documento; Componente especializado e farmácia básica.
A Farmácia Central está localizada na Rua São Paulo número 07.