(Foto: Divulgação)

 

A aproximação dos Jogos Olímpicos 2016, sediado no Brasil, promove várias ações preventivas para garantir a segurança do público durante o evento e o setor pirotécnico tem sido alvo dessas fiscalizações. Militares do 10° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Divinópolis e do Exército Brasileiro chegaram nesta terça-feira (28) em Santo Antonio do Monte, onde foi desencadeada a Operação “Girândola”.

O anúncio foi feito pelo comandante do 10° BBM, Ten. Cel Manoel Moraes durante a reunião da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp) onde ele apresentou um balanço parcial dos trabalhos. 

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

O objetivo é fiscalizar o armazenamento e transporte dos fogos de artifícios para combater o uso incorreto e ilegal dos explosivos. No planejamento realizado pelo Exército, 58 empresas serão fiscalizadas nessa operação. O trabalho de terça-feira (28) já permitiu a vistoria de 11 fábricas, das quais, quatro foram notificadas por apresentar alguma irregularidade.

Treze militares do 10° do Corpo de Bombeiros foram empenhados nessa fiscalização para analisar as instalações e equipamentos que podem apresentar panes e causar explosões. Treze equipes do Exército Brasileiro foram formadas e dão continuidade ao trabalho já desenvolvido na cidade com o suporte aos postos de fiscalização instalados no município, com o intuito de barrar possíveis tentativas de transporte irregular de explosivos.

A fiscalização conta com o apoio dos órgãos ambientais e Polícia Militar (PM) e tem previsão de ser finalizada na sexta-feira (01).