As fraudes chegam por SMS, e-mail ou WhatsApp, direcionando as vítimas a páginas falsas com a logomarca da empresa.
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) emitiu um alerta sobre a circulação de mensagens falsas que utilizam indevidamente o nome e a marca da empresa para aplicar golpes.
Alerta de golpe
As fraudes são disseminadas por SMS, e-mail ou WhatsApp, com informações enganosas de que uma encomenda estaria retida nos Correios. Os golpistas pedem o pagamento de uma taxa para liberar a suposta encomenda, direcionando as vítimas a um link que leva a uma página falsa com a logomarca da empresa.
Orientações dos Correios
Os Correios esclarecem que não enviam mensagens por e-mail ou aplicativos de mensageria solicitando pagamentos. A empresa orienta os clientes a utilizarem apenas o aplicativo oficial dos Correios para acompanhar suas entregas e realizar pagamentos de tributos de importação. Em caso de dúvidas, os clientes podem buscar informações na Central de Atendimento, pelos números 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou utilizar o Fale Conosco no site dos Correios.
Receita Federal
Além disso, a Receita Federal reforça que qualquer pagamento referente a impostos sobre mercadorias importadas deve ser realizado exclusivamente por DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), e nunca por métodos como PIX, QR Code, ou transferências bancárias.
- “Alma de Músico” resgata a trajetória marcante do grupo vocal AdCanto
- Turismo mineiro sustenta liderança no país desde janeiro
- Prefeitura de Samonte desmente fake news sobre tuberculose
- Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5
- Deputada Lohanna visita obras em escolas beneficiadas com emendas impositivas
Recomendações
A Receita também recomenda que os usuários fiquem atentos a e-mails suspeitos e, caso identifiquem tentativa de fraude, procurem a Delegacia de Polícia Civil especializada para realizar a denúncia.