Percurso desafiador foi destacado por participantes que se dividiram entre a caminhada e a corrida
Marcelo Lopes
A primeira edição da Corrida de Rua do Santuário do Senhor Bom Jesus, no bairro Niterói, em Divinópolis, reuniu cerca de 400 pessoas na manhã deste domingo (16). O evento contou com a participação de centenas de atletas de Divinópolis e região e também de outras partes do estado. As provas consistiam em dois percursos: em um, uma caminhada de 2,5 km; no outro, uma corrida com um trajeto de cerca de 8 km, passando por ruas dos bairros Niterói e Danilo Passos.
Vencedores
A classificação geral da corrida contou com 200 atletas classificados. Na prova masculina, o primeiro a cruzar a linha de chegada foi o atleta do Cruzeiro Esporte Clube, Ivamar de Oliveira, com o tempo de 25 minutos e 24 segundos.
Na segunda colocação, Mércio Silva Ferreira chegou logo em seguida, completando 25 minutos e 40 segundos de prova. Wesley Sérgio de Andrade chegou na terceira colocação, com o tempo de 26 minutos e 27 segundos.
Líder da prova, Ivamar agradeceu a organização e mostrou a felicidade de ter chegado na frente.
“O percurso é de desafios, com muito morro, não podemos arrancar muito forte, mas consegui manter o ritmo e chegar na final”, disse o atleta ao PORTAL.
Prova feminina
Na prova feminina, Rúbia Fernanda foi a grande ganhadora, com o tempo de 34 minutos e 31 segundos. Em segundo lugar, Ithamara Granette Ferreira fechou o trajeto com 36 minutos e 26 segundos. Completando o pódio, Helen Cícera Corlaite chegou em terceiro, com o tempo de 36 minutos e 29 segundos.
De Arcos, Rúbia também destacou o desafiador trajeto e parabenizou a organização da competição.
“É um percurso muito punk, com muitas subidas, nunca vi tantas na minha vida, mas é excelente. Se não existir dificuldades, não tem desafios. Foi difícil, mas graças a Deus, consegui o primeiro lugar”, declarou.
Superação
Dentre os participantes das provas, havia competidores de todas as idades, em uma grande integração. Entre eles estava o estudante João Paulo, que é cadeirante e já participa de corridas de rua há 5 anos.
“Acredito que essa foi uma das provas longas que participei e ainda existiu um outro desafio, que foi correr com a cadeira na chuva. Mas foi fantástico, a turma deu um apoio muito grande durante o percurso e isso conta muito”, relatou.
Guilherme, de apenas 13 anos, também completou o circuito, na caminhada, na primeira vez em que ele participou de uma prova. Ao cruzar a linha de chegada, ele comemorou como se estivesse em uma Olimpíada e terminou a prova com um largo sorriso no rosto.
“Eu fui apenas do meu jeito, no meu ritmo, dando o melhor de mim e tudo isso foi muito gratificante. Queria agradecer ao meu treinador, que me deu todo esse preparo para correr aqui e estou muito feliz”, disse o jovem.
Organização
Após todo o sucesso das provas e as premiações, Albert Rodrigues, um dos organizadores da corrida, ressaltou o resultado positivo e agradeceu aos competidores e parceiros. Ele promete uma segunda edição, em 2019.
“Digo que o evento foi marcante no cenário de Divinópolis, tem muita gente elogiando e tem muita coisa para melhorar. No ano que vem tem mais e agradeço a todos os atletas”, finalizou.