Divinópolis permanece na onda verde; Microrregião já tem pontuação para regredir para a amarela
O Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 decidiu manter Divinópolis na onda verde do programa estadual Minas Consciente. Apesar da decisão, a cidade está um passou de regredir para a amarela.
A pontuação na macrorregião Oeste caiu de 10 para oito pontos. Entretanto, na microrregião que Divinópolis está inserida, os números no Minas Consciente, subiram de 7 para 14 pontos, o que colocaria a cidade na onda Amarela.
O secretário municipal de Saúde, Alan Rodrigo lembrou que o programa estadual é baseado em três indicadores básicos: incidência, capacidade de atendimento e velocidade de avanço da doença.
“Na microrregião os indicadores que fazem com que fiquemos em alerta é a incidência e a velocidade de avanço da doença, já que, em capacidade de atendimento estamos bem. As pessoas não estão se hospitalizando, mas estão transmitindo muito e em velocidade rápida”, explicou.
Alan acrescentou ainda que, isso tem relação direta com a necessidade de se manter as medidas preventivas como: usar máscara, lavar frequentemente as mãos, fazer uso de álcool em gel e manter o distanciamento social.
“Temos que manter todas as medidas preventivas para fazer com que a transmissão da doença fique mais lenta e para que fiquemos em um ambiente mais seguro para avançar, até que tenhamos imunidade de rebanho suficiente para que a gente consiga falar em fim da pandemia”, destacou.
Aulas presenciais
Na reunião realizada na sexta-feira (27/8), na cadeira itinerante, teve a participação de uma representante de pais de alunos, onde foi evidenciado a importância de se manter as escolas abertas.