vereadores membros da CPI da Permuta Estética
Vereadores membros da CPI da Permuta Estética (Foto: Divulgação/Câmara Divinópolis)

Ana Paula do Quintino ou Anderson da Academia devem assumir vaga

A primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito, denominada a CPI da Permuta Estética, foi realizada nesta quarta-feira (24/5). O encontro contou com a participação de todos os membros indicados pelo presidente, Eduardo Print Júnior.

São eles:

  • Flávio Marra,
  • Diego Espino,
  • Edsom Souza,
  • Roger Viegas e
  • Ademir Silva.

Na oportunidade, a CPI foi acompanhada pelo Procurador da Câmara, Bruno Cunha, Secretário Geral da Câmara, Flávio Ramos, assessores e TV Câmara. Na abertura dos trabalhos, o vereador mais velho, Edsom Souza, iniciou a reunião, abrindo para as votações.

O primeiro cargo eleito foi o de relator, que, por unanimidade, todos escolheram Ademir Silva. Em seguida, foi aberta a votação para eleger o presidente da CPI, onde quatro votaram para que Edsom Souza fosse eleito e o mesmo se absteve do voto.

Edsom assumiu o cargo de presidente e Ademir Silva de relator.

Após a eleição, foram deliberadas as próximas ações da CPI, bem com a forma em que serão conduzidas as oitivas, local, dia e horário.

Ficou definido que os parlamentares farão os encontros às segundas e quartas-feiras. As oitivas serão realizadas no Plenário e transmitidas ao vivo pelos canais oficiais da Câmara Municipal de Divinópolis.

A CPI tem o prazo regimental de 120 dias corridos, podendo ser prorrogada po mais 60 dias, a pedido via requerimento da Comissão.

Substituição

Após todas as atividades definidas, o procurador da Câmara apresentou o primeiro requerimento a ser dicutido entre os membros, protocolado pelo vereador Flávio Marra, pedindo a substituição do edil Diego Espino, da CPI.

Após longa discussão, opPresidente da CPI, Edsom Souza, indagou o requerente se havia a possibilidade do mesmo retirar o pedido, para que os trabalhos fluissem da melhor forma.

No entanto, Marra negou a possibilidade, tendo em vista que ele fará um requerimento pedindo para que Espino seja ouvido pela CPI. O vereador quer mais informações sobre a relação de Espino com a biomédica Lorena Marcondes.

Como admitido por Espino, ele esteve no aniversário dela, embora afirme não ter relação de amizade, e foi paciente em um procedimento de harmonização facial.

Prezando pela sensatez na condução das atividades, Edsom dirigiu a pergunta ao vereador Diego Espino, se havia expectativa de sua saída, sem que houvesse a necessidade de votação entre os pares.

Espino usou a palava e decidiu por bem pedir a retirada do seu nome como membro da CPI da Permuta Estética, estimando a lisura, harmonia e transparência durante os trabalhos da CPI.

Sendo assim, o presidente da Câmara deverá indicar outro membro para compor a cadeira, sendo que o mesmo obedeça a proporcionalidade dos partidos, ou seja, seja do partido PCS – Ana Paula do Quintino ou Anderson da Academia.