Estimativas fornecidas pela Diretoria de Estatística e Análise (DEA) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), pesquisadas a partir do Armazém de Dados do Registro de Eventos de Defesa Social (REDS), indicam que, de janeiro a novembro deste e do último ano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e no interior no estado houve queda em crimes de pedofilia. Na RMBH, foram 412 casos, em 2014, e 397 em 2015. Já no interior, os registros consumados passaram de 2.118 crimes, em 2014, para 1.948, em 2015.
Com isso, o registro geral em Minas Gerais, no mesmo intervalo, foi de 2.634 crimes registrados neste ano, contra 2.948 no ano passado, uma redução de 10,7%.
Os resultados, extraídos do Armazém de Dados do REDS no dia 16 de dezembro de 2015, indicam o bom andamento do trabalho estratégico desenvolvido no estado, sobretudo pela atuação da Divisão Especializada de Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente (DOPCAD), vinculado à Polícia Civil de Minas Gerais.
A unidade, inclusive, como explica o chefe da DOPCAD, delegado Ronald Gouveia, direciona o trabalho tanto para a apuração de casos que envolvam adolescentes na condição de autores de ato infracional, quanto para casos em que crianças e adolescentes tenham sido vítimas de crimes.
“Nosso objetivo é apresentar uma resposta rápida e eficiente, por meio da apuração de tais crimes, para que os autores sejam devidamente punidos”, ressalta Gouveia.
“Para isso, o atendimento é feito por equipe especializada não só de policiais, mas também de outras áreas, como psicólogos e assistentes sociais”, completa o delegado.
Juntamente com o trabalho desenvolvido no âmbito da segurança, é importante que os pais também sejam aliados nesse processo, com atuação na prevenção desses problemas.