O índice de criminalidade na região central de Divinópolis apresentou nos últimos meses uma redução de 77%. O dado é da Polícia Militar, que credita o resultado ao início das atividades das câmeras de monitoramento do sistema Olho Vivo.
O equipamento está em fase de testes, mas já permitiu a abordagem de suspeitos e até mesmo a prisão de pessoas associadas ao tráfico de drogas. Os dados foram apresentados pelo comandante do 23º BPM-MG, Ten-Cel Marcelo Carlos da Silva, na manhã desta quarta-feira (17), durante a solenidade para assinatura do contrato da “Prestação de Serviços de Operacionalização de Câmeras de videomonitoramento do Projeto Olho Vivo”, entre a Prefeitura de Divinópolis e a empresa Rodoban Serviços e Sistemas de Segurança LTDA.
O Prefeito Vladimir Azevedo comemorou os resultados e destacou a importância desse serviço que, segundo ele, “mesmo em fase de testes já cumpre sua função de oferecer mais segurança para a população”.
“A prefeitura assume os gastos de manutenção das câmeras e recursos humanos dos 16 operadores que irão monitorar diuturnamente e ininterruptamente os trabalhos de monitoramento. Somando os dois, teremos investimentos anuais em torno de um milhão de reais”, afirma o prefeito.
O contrato assinado prevê a contratação de 16 operadores para execução dos serviços monitoramento das 32 câmeras já instaladas no município. Os operadores deverão acompanhar, visualmente, dois monitores. O primeiro denominado de multiflex, constituído por nove câmeras em variados pontos da cidade, e o segundo responsável por selecionar imagem desejada e ampliá-la para melhor monitoramento.