CSSJD distribui toalhas descartáveis para pacientes do SUS
Foto: Divulgação / CSSJD

A iniciativa oferece conforto e higiene para os pacientes, trocando toalhas convencionais por descartáveis.

O Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, anunciou a distribuição de toalhas descartáveis para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Distribuição de toalhas descartáveis

Reconhecendo as dificuldades enfrentadas por alguns pacientes, especialmente aqueles que vêm de outras cidades e não conseguem trazer esse item essencial para a higiene pessoal, o CSSJD iniciou, na última quinta-feira (03/10), a distribuição ininterrupta das toalhas descartáveis.

Ação

Essa ação busca garantir uma estadia mais confortável a todos os usuários do SUS. “Além de gerar um impacto positivo no meio ambiente, reduzindo o consumo de água e produtos químicos utilizados na lavagem das toalhas convencionais, essa iniciativa proporciona uma experiência mais segura e agradável, sendo uma solução prática, eficiente e sustentável, reforçando nosso foco com a saúde e proteção de todos”, destacou a instituição.

Acolhimento

A acompanhante da paciente Cleuza Lúcia Correa Lacerda, Maria José Lacerda, parabenizou a iniciativa do Complexo de Saúde, explicando que a ação traz uma sensação de cuidado e empatia aos pacientes. “É ótimo ver que o hospital está preocupado com a experiência dos pacientes, principalmente do SUS. Essa atenção à higiene e comodidade é fundamental. Acredito que todo mundo vai se sentir mais acolhido com essa iniciativa”, acrescentou.

Impacto ambiental

A Diretora Executiva – CEO do CSSJD, Elis Regina Guimarães, explicou que a tecnologia das toalhas descartáveis é fantástica, pois permite que absorvam água sem acrescentar peso significativo. “Ao descartar uma toalha que normalmente pesa 900 gramas, gastamos cerca de R$ 3,72 para lavá-la, além do impacto ambiental causado pelo uso de sabão e outros produtos. Se substituirmos essa toalha e a descartarmos em um saco de lixo biodegradável, o peso cai de 900 gramas para apenas 120 gramas, ocupando muito menos espaço.

Campanha ‘Resto em Gesto’

São pequenas ações como essa que, mesmo simples, têm grande impacto no meio ambiente. Além disso, ações como a campanha ‘Resto em Gesto’, no São João de Deus, que reduziu o desperdício de comida de 32 gramas por pessoa para cerca de 9 ou 10 gramas, geraram uma economia de aproximadamente R$ 150 mil por mês. Esse valor foi e continuará sendo revertido para os colaboradores, demonstrando que pequenas mudanças podem trazer grandes benefícios, tanto financeiros quanto ambientais”, declarou.

Iniciativa

Para André Waller, Diretor Presidente do Complexo de Saúde São João de Deus, essa ação consolida o CSSJD como um exemplo de excelência no cuidado ao cliente. “Essa iniciativa é um reflexo do nosso empenho em manter um ambiente acolhedor e seguro para todos. Além disso, o uso das toalhas descartáveis permite que os pacientes vivenciem uma experiência mais confortável”, explicou.