Ao longo de sua trajetória, a instituição cresceu e se expandiu, contando com uma área de 5 mil m², e uma estrutura que é referência no tratamento oncológico para 53 municípios.
O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD, e a Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas – ACOM, celebraram na quinta-feira, dia 12 de dezembro, os 23 anos do Hospital do Câncer.
O evento contou com a apresentação da Banda da 7ª Região da Polícia Militar, atração artística do personagem Chapeleiro Maluco. Além de um momento especial para cantar os parabéns, com a benção do projeto de expansão do Hospital do Câncer, por meio do Capelão do CSSJD, Padre Cléver. Concluíram o evento com a distribuição de mini suculentas, que simbolizaram este novo capítulo, de ampliação da unidade.
Trajetória
Fruto de uma iniciativa inspirada pelo oncologista Dr. Roney Quirino, o Hospital do Câncer nasceu do esforço conjunto da comunidade. A população abraçou essa causa com comprometimento e solidariedade, e transformou milhares de vidas em Divinópolis e toda a região Centro-Oeste de Minas Gerais.
Ao longo de sua trajetória, a instituição cresceu e se expandiu, contando com uma área de 5 mil m², e uma estrutura que é referência no tratamento oncológico para 53 municípios. Além disso, realiza mais de 200 mil atendimentos anuais pelo Sistema Único de Saúde – SUS.
Pacientes
A moradora da cidade de Formiga, Cleide Araújo Campos, que acompanha o marido em tratamento oncológico no Hospital do Câncer, participou da comemoração ao lado de outros pacientes. Em entrevista, disse que seu sentimento é de pura gratidão. “Só temos a agradecer, porque recebemos um tratamento de excelência no Hospital do Câncer, com muito carinho e acolhimento. Além disso, gostaria de lembrar a todos a importância das doações para que a instituição possa continuar firme na sua missão”, acrescentou.
A Gerente do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico – SADT, do CSSJD, Paula Silva Maia, ressaltou o quanto é gratificante comemorar um hospital que é um grande diferencial na saúde da região. “São tantas histórias de vidas salvas que nos motivam a buscar cada vez mais um atendimento de excelência. Por isso, a ampliação com a construção do novo prédio, nos permitirá ser mais um marco na saúde, proporcionando um atendimento médico hospitalar através de ações humanizadoras, tecnológicas e constante aperfeiçoamento técnico e profissional, o que nos permitirá absorver a crescente demanda”, disse.
Durante a comemoração, o Tesoureiro Substituto da ACOM, Elson Coelho de Resende, relembrou a história do hospital. “Hoje é realmente uma data muito importante e muito significativa, porque são 23 anos da realização de um sonho, idealizado pelo Dr. Roney Quirino, de um Hospital que há mais de duas décadas salva milhares de vidas, um lugar que trouxe e ainda traz alegria a tantas pessoas”.
O Gerente Geral da ACOM, Igor Fernando Oliveira, destacou o quanto a celebração foi emocionante. “Nós vemos tudo que já foi feito e quanto ainda está por vir. O quanto a soma dos esforços que fizemos com a sociedade, através da ACOM e do CSSJD, através dos milhares de atendimentos prestados. Vemos quanta vida e esperança há nesse lugar, que há 23 anos parecia um sonho impossível, e que agora, nós estamos próximos de reviver esse sonho com a expansão do Hospital do Câncer”, frisou.
23 anos de história
O Diretor Administrativo do CSSJD, Amarildo Sousa falou sobre o como a inauguração do Hospital do Câncer foi um marco na saúde de Divinópolis. “A partir da construção, dos atendimentos que foram sendo realizados pelo Hospital do Câncer nesses 23 anos, sem dúvida alguma, houve uma transformação na saúde de Divinópolis. Eram pacientes que iam para Belo Horizonte, São Paulo, famílias inteiras que às vezes se mudavam para acompanhar o tratamento. Com a consolidação do Hospital do Câncer, isso tudo se tornou possível aqui, inclusive com a instituição recebendo pacientes das cidades vizinhas. Então, celebrar os 23 anos do Hospital do Câncer, nada mais é do que celebrar a vida”, afirmou.
Para o Diretor Presidente do CSSJD, André Waller, celebrar os 23 anos do Hospital do Câncer é reconhecer uma história marcada por dedicação, superação e cuidado com a vida. “Essa comemoração dos 23 anos é ainda mais especial, porque é marcada com as notícias de ampliação do Hospital do Câncer. Nós passaremos de 28 leitos existentes hoje no Hospital do Câncer, para 170 leitos, com leitos de CTI, internação pediátrica, e novas tecnologias, como o PET-CT, que realiza exames de imagem, ou seja, é algo realmente muito importante, não só para o Complexo de Saúde São João de Deus, mas para a ACOM, e toda a sociedade que precisa desse atendimento”, declarou.