Imagem: Divulgação CSSJD

A unidade coronariana visa atender pacientes submetidos a cirurgias, emergências cardiológicas, como infarto, e outras condições relacionadas ao coração.

O Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) ampliou sua capacidade de atendimento cardiológico com a inauguração de cinco leitos da Unidade de Terapia Intensiva Coronariana (UCO) nesta primeira semana de janeiro de 2025. A nova unidade visa atender pacientes submetidos a cirurgias, emergências cardiológicas, como infarto, e outras condições relacionadas ao coração.

A UCO conta com uma equipe multidisciplinar preparada para oferecer cuidados especializados e humanizados. Além disso, o novo serviço busca agilizar o diagnóstico e tratamento de problemas cardíacos, com o suporte do setor de hemodinâmica. Segundo o gerente assistencial, João Francisco Avelar, “a Unidade Coronariana possibilitará uma linha de cuidado especializada, dispondo de uma equipe altamente qualificada, com serviço de hemodinâmica para diagnóstico e tratamento”.

Recursos

A Diretora Executiva CEO do CSSJD, Elis Regina Guimarães, declarou que a entrega da UCO é um recurso muito precioso para a saúde. “Já era nosso sonho ter essa linha de cuidado. Além disso, entregamos cinco leitos de CTI para cardiologia, bem como 10 leitos de enfermaria. A cardiologia volta a ter destaque e espaço na região. Também estamos negociando a entrega de mais seis leitos de CTI infantil, aguardando apenas o retorno do Estado. É importante lembrar que a entrega desses cinco leitos de UCO (Unidade Coronariana), além de um dos cinco leitos de CTI adulto, está sendo custeada pelo caixa do hospital, já que ainda não houve habilitação no Ministério da Saúde. No entanto, percebemos o agravamento da demanda por esse tipo de leito e decidimos entregá-los, mesmo que temporariamente custeados com recursos próprios”, acrescentou.

Para o recebimento dos recursos do Ministério da Saúde para a UCO, o CSSJD cumpre critérios rigorosos como garantir um cuidado integral e de qualidade aos pacientes, ser habilitado como Unidade ou Centro de Referência de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular, adotando protocolos clínicos, assistenciais e administrativos específicos da área.

O Diretor Presidente do CSSJD, André Waller, explicou que a nova Unidade Coronariana possibilitará a uniformização de procedimentos e maior eficiência nos tratamentos. Além disso, terá um atendimento focado na qualidade e segurança do paciente. “Com a criação da UCO, asseguramos a continuidade no atendimento dos pacientes, só que agora de forma mais especializada, além de avanços significativos no tratamento dos pacientes com condições cardíacas críticas como um infarto agudo do miocárdio”, completou.

Com essa ampliação, o CSSJD reforça sua posição como referência regional em atendimento de alta complexidade e em soluções assistenciais inovadoras.