O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD iniciou, em 02 de março, as atividades do Programa de Residência em Oncologia Clínica. Com a especialização, credenciada pelo MEC, a instituição alcança um novo patamar de excelência no tratamento de pacientes com câncer.
A nova residência representa um grande passo para o CSSJD, uma vez que com a formação de médicos especialistas no tratamento de neoplasias, o serviço pode pleitear para configurar-se como um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia – CACON.
O serviço de Oncologia, através do Hospital do Câncer, em parceria com a Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas – ACCCOM, que já é reconhecido pelo Corpo Clínico altamente capacitado e pelos resultados obtidos através de um trabalho responsável e humanizado, presta assistência especializada e integral ao paciente com câncer, atuando no diagnóstico definitivo, estadiamento e tratamento dos vários tipos de câncer.
A residência em Oncologia Clínica terá duração de três anos, sendo oferecidas duas vagas por ano, tendo como pré-requisito do candidato a residência em clínica médica. Para o coordenador do programa, Dr. Claudemiro Neto, a nova residência representa um passo importante para a a Instituição. “Uma das missões do Hospital do Câncer é se tornar uma instituição de referência em ensino e pesquisa. Somado à Escola Técnica, e as outras residências já existentes, o CSSJD amplifica seu impacto na formação de profissionais”, comentou.
Circuito de Palestras
E para marcar o início das atividades da residência em Oncologia, será realizado entre os dias 09 e 30 de março, no auditório do CSSJD, um circuito de palestras sobre “Urgências Oncológicas”.
O evento contará com diversos temas e contará com a participação dos residentes em Oncologia e Clínica Médica, médicos do Pronto Atendimento e membros do Corpo Clínico.
“São conquistas como a residência em Oncologia que ressaltam o compromisso do CSSJD em desenvolver um trabalho de excelência nos campos de ensino e pesquisa, seja em conjunto com a Escola Técnica ou por meio das residências e especialidades, promovendo a alta complexidade na saúde com conforto e confiança”, divulgou o hospital.