O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) já montou kits, com preservativos e folhetos informativos, para campanha de prevenção ao HIV – Sífilis neste período pré-carnavalesco, que serão entregues às 37 unidades de saúde, como postos e ESFs, além do Pronto Socorro, Sersam e Policlínica.
Os materiais já estão à disposição das unidades de saúde e, cada uma direcionará este material aos usuários cada uma à sua maneira. Para esta campanha o CTA recebeu 72 mil preservativos e folhetos informativos que serão repassados para as unidades de saúde e empresas.
De acordo com a enfermeira do CTA, Francisca Vanísia de Macedo Gomes, as campanhas são contínuas, mas este é um período que merece uma atenção especial.
“Nós trabalhamos durante o ano inteiro com as campanhas de prevenção, mas neste época este trabalho é intensificado diante da maior exposição a risco das pessoas durante o Carnaval, muitas vezes por causa do alto consumo de bebidas alcoólicas” lembrou.
Francisca informou ainda que, além da distribuição dos preservativos para as unidades de saúde, serão realizadas algumas ações em universidades e ações do “CTA Itinerante”, que é a realização de palestras de conscientização em unidades de saúde e locais considerados estratégicos, além da realização do teste rápido.
Kits com preservativos e folhetos também foram enviados para algumas empresas que querem fazer uma campanha interna de prevenção no período do Carnaval. Outra importante parceria do CTA é com o Movimento Gay de Divinópolis (MGD) que também recebeu materiais e atuarão com ações preventivas nas ações noturnas em boates e casas de shows. Empresas que se interessarem em realizar uma campanha interna de prevenção podem enviar um ofício para o SAE solicitando o material e informando o número de funcionários.