O secretário disse que a partir da divulgação haverá mais detalhamento das informações (Foto: Divulgação/Agência Minas)

O secretário disse que a partir da divulgação haverá mais detalhamento das informações (Foto: Divulgação/Agência Minas)

A Secretaria de Estado de Defesa Social divulga no Portal Minas em números (www.numeros.mg.gov.br), as estatísticas de criminalidade violenta de janeiro deste ano em Minas Gerais. Pela primeira vez, são divulgados na internet os dados de criminalidade dos 853 municípios mineiros. A partir de agora, essas estatísticas serão publicados mensalmente, sempre no 15º dia último do mês seguinte.

 

Também de forma inédita, estarão disponíveis no site da secretaria as informações desagregadas dos sete tipos de tipos de crimes classificados como violentos, de todas as cidades do Estado. Pelo Portal Minas em números, poderá ser feita uma avaliação detalhada e interativa dos dados de violência. É preciso entrar no endereço eletrônico, depois clicar em Mapa de Resultados e, depois, em Painel de Indicadores.

 

O cidadão poderá consultar os números absolutos e as taxas de homicídios consumados, homicídios tentados, estupros consumados, estupros tentados, roubos, extorsões mediante sequestro e sequestros e cárceres privados de qualquer localidade. Um detalhamento histórico, aberto para o público em geral, e disponível em um curto espaço de tempo após o crime.

 

“A partir de 2012, passamos a divulgar as estatísticas mensalmente. Em 2013, divulgamos também com esta periodicidade não só os dados do Estado, Região Metropolitana e Belo Horizonte como também dos 28 municípios que possuem mais de 100 mil habitantes e por isso concentram a maioria dos crimes. Neste 2014, a transparência e detalhamento da informação é histórica e benéfica para todos os cidadãos.”

 

As estatísticas de janeiro de 2014, disponíveis na nova plataforma do Portal Minas em Números, apontam para um acréscimo nos índices de crimes violentos e crimes violentos contra o patrimônio em Minas. Ressalta-se, no entanto, que, em média, 90% dos municípios mineiros tiveram quedas, mantiveram os dados do ano anterior ou não registraram um dos sete tipos de crimes violentos no Estado.