Ex-superintendente do Hospital São João de Deus Divinópolis
Ronan Pereira voltou a morar em Divinópolis há três meses (Foto: Divulgação/Arquivo)
Ex-superintendente do Hospital São João de Deus Divinópolis

Ronan Pereira voltou a morar em Divinópolis há três meses (Foto: Divulgação/Arquivo)

As afirmações pesadas do ex-superintendente do Hospital São João de Deus, Ronan Pereira Lima, movimentaram a Câmara de Divinópolis nesta quinta-feira (13). Pelos bastidores, a Comissão Financeira e Orçamentária articulou uma reunião para encaminhar a Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI). Um encontro com os membros foi marcado para a próxima segunda-feira (13).

A comissão formada pelos vereadores Edmar Rodrigues (PSD), Rodyson Kristnamurti (PSDB) e Adair Otaviano (PMDB) contará com o acompanhamento de Nilmar Eustáquio (PP) – autor do pedido de instauração da CPI, Marcos Vinícius (PSC) e Edimar Máximo (PHS). Eles irão analisar todos os repasses municipais feitos ao São João de Deus.

“Vereamos a partir desses documentos se outros serão solicitados, veremos o que será feito, os próximos passos e diretrizes”, disse o presidente da Comissão Financeira, Edmar Rodrigues.

A informação necessária para viabilizar a instauração da CPI já foi conseguida. Os vereadores precisavam confirmar se o município fez, em algum momento, o repasse de verbas. De acordo com o levantamento, de 2008 a agosto deste ano a unidade recebeu R$ 4,1 milhões apenas de Divinópolis. A maior fatia desse montante foi em 2011, R$ 3,2 milhões.

“Se não conseguirmos já tenho uma carta na manga. Irei até a Assembleia Legislativa e pedir aos deputados que instaurem uma comissão para investigar a aplicar dos recurso estaduais. Vou lotar essa Câmara de deputados”, disse Nilmar.

Pressão

Nilmar Eustáquio também aproveitou a brecha deixada pelo ex-superintendente para pressionar os parlamentares a seguirem com as reuniões. Ronan Pereira defendeu a instauração da comissão, ao se declarar inocente em entrevista publicada hoje no jornal Agora. Disse que quer a investigação e afirmou nunca ter desviado “nenhum centavo” do hospital.

O ex-superintendente esteve com o vereador Nilmar, no gabinete dele. Ronan não quis dar detalhes sobre o encontro, apenas disse que repassaria algumas informações ao vereador. Ontem, ele já havia procurado o parlamentar, mas não chegou a encontra-lo, transferindo a reunião para hoje.

Nilmar disse que Ronan Pereira se dispôs a colaborar com a comissão. Ele também deverá participar da reunião de segunda ou uma nova será marcada também para semana que vem. Ele deverá fornecer informações sobre a aplicação dos recursos que foram repassados pelo município ao São João de Deus durante o período em que esteve na direção.