Problema recorrente em Divinópolis, os buracos nas ruas foram abordados pelo secretário Marcelo Augusto

Visando a chegada do período chuvoso, a prefeitura de Divinópolis, com a coordenação da Defesa Civil, apresentou, nesta segunda-feira (25), os detalhes de um plano de contingência das chuvas para o município.

De acordo com o secretário municipal de trânsito, transportes e segurança pública, Marcelo Augusto, a elaboração do plano mantém a essência do formulado no ano passado, porém com algumas informações mais atualizadas. Foi realizado um mapeamento dos locais de inundação e dos pontos de deslizamento e os agentes da Settrans foram treinados e mobilizados. O Município também se reuniu com as forças de segurança, para repassar os detalhes de como o plano se consiste.

“É um trabalho conjunto que fazemos, de acompanhamento destes locais, para que caso ocorra algum tipo de inundação e deslizamento, já possamos adotar providências imediatas. São pontos em que estamos monitorando há mais tempo e em outros locais também foram adotadas algumas medidas, como limpeza da margem dos córregos e de bueiros, justamente para reduzir os impactos, durante o período das chuvas”, explicou o secretário.

Vistorias

Neste ano, a Defesa Civil realizou 122 vistorias em Divinópolis, através de denúncias e solicitações da comunidade.

“A Defesa Civil está aqui neste trabalho de coordenação, junto com os demais órgãos e à disposição também, qualquer necessidade, pode fazer o contrato com a secretaria, diretamente, que a gente vai atender prontamente”, declarou Marcelo Augusto.

Buracos e limpeza

Problema recorrente da cidade, principalmente no período de chuvas, os buracos nas ruas também foram tratados na divulgação. Marcelo afirmou que os de maior demanda, já há um contato direto com a secretaria competente, para a realização dos reparos destes locais.

“O problema é que no período chuvoso, durante a chuva, não tem como a gente fazer, mas dando a primeira estiagem, a secretaria já está preparada e tem a emulsão asfáltica, para realizar a recomposição”, falou.

Marcelo Augusto ressaltou também que o trabalho de limpeza dos bueiros tem sido feito e intensificado nos últimos dias. Porém, o secretário pede a conscientização dos cidadãos, para que lixos, como garrafas pet e plásticos, que causam o entupimento e ocasionar inundações, não sejam despejados nas ruas.

“Fizemos uma obra recente na rotatória do Bom Pastor, um ponto crítico, o qual sempre acontecem problemas recorrentes e temos a expectativa de que nesse ano, os problemas sejam menores do que nos anteriores”, finalizou.

Foto de capa: Marcelo Lopes/Portal Gerais