A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), apresenta relatório das atividades da Defesa Civil no município, realizadas no mês de janeiro de 2022.

O relatório discrimina as solicitações realizadas durante o período chuvoso, por eventos e suas patologias, dentro do perímetro urbano e rural de Divinópolis. Durante o mês de janeiro, foram realizados 700 chamados para diversos tipos de atendimentos como: queda de barranco, trincas, retirada de famílias, inundação, árvores caídas, dentre outros.

Todas as áreas foram vistoriadas e fotografadas para posterior emissão de relatório/laudo, conforme o agravo da situação. Em todas essas solicitações os solicitantes foram orientados no local, por um engenheiro habilitado e, em algumas situações, estão sendo acompanhados por outras secretarias como a Secretaria de Assistência Social (Semas), Secretaria de Operações e Serviços Urbanos (Semsur), Secretaria de Governo (Segov) e Defesa Civil.

Para a realização de atendimentos a 700 chamados, a vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, destaca a reunião de esforços das secretarias. “Ao nos depararmos, com as chuvas intensas dos primeiros dias deste ano, vimos, em primeiro lugar, a falta de condições tecnológicas e de recursos humanos da Defesa Civil para aquele momento. Rapidamente, criamos uma operação, junto com a Secretaria de Operações e Serviços Urbanos, Governo, Assistência Social, Trânsito, Comunicação, com todos os engenheiros da prefeitura que atenderam nosso pedido. Somente a união de todos os esforços para fazer com que fosse possível realizar esses 700 atendimentos. Tudo devidamente registrado e feito em tempo recorde”, destacou.

A vice prefeita também destacou a participação de servidores da Cultura, Esporte, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Agronegócios, Administração, Emop, Desenvolvimento Econômico. “Agradecemos a cada servidor que nos ajudou com o seu trabalho a atender a todas famílias”, destacou.

Atendimentos

Barrancos cedendo/ encostas/ aterros irregulares      71
Árvores caídas/ risco queda      77
Imóvel em risco iminente de desmoronamento      59
Vistorias patologias diversas/ infiltrações/trincas/mofo/ sem risco    353
Área inundável / retirada de famílias dos imóveis      33
Muro divisa do imóvel / muro de arrimo /risco iminente      39
Estruturas metálicas soltas      02
Erosão natural/ beira rio/ taludes/vias      13
Imóveis lonados      29
Inundação córregos/lagoas / rural / urbana      14
Buraco em vias jorrando água / copasa      10
Total de atendimento e vistorias     700