A “janela partidária” está causando alvoroço na Câmara de Divinópolis. Vereadores estão se engalfinhando para conseguir o melhor partido, matematicamente falando. Nesta quinta-feira (10), Dr. Delano confirmou que deixará o PRTB para se filiar ao PMDB. A ficha de filiação será entregue à legenda, oficialmente, na próxima segunda-feira (14).
A migração de Delano custou a vaga de outros dois parlamentares. Para ir para o partido do ex-prefeito Galileu Machado, ele exigiu que fosse retirado o convite feito a Marcos Vinícius (PSC) e Anderson Saleme (PR). A pressão para impedir a filiação dos dois também partiu dos vereadores Hilton de Aguiar e Adair Otaviano, ambos peemedebistas.
Delano disse que a exigência foi meramente matemática. Segundo ele, os dois parlamentares teriam maior chance de se elegerem, tirando a cadeira até mesmo de Hilton e Adair.
“O partido é formado matematicamente. Tanto o Marcos Vinícius como o Anderson já têm um eleitorado formado de deficientes e evangélicos. Eles sairiam na frente e eu perderia as chances de reeleger”, argumentou, pontuando o que o levou a filiar-se no PMDB.
“Foi uma decisão de afinidade partidária e pessoal, além de o partido ter uma postura de não aceitação do sistema atual”.
No final da reunião da Câmara de hoje (10) Delano fez questão de anunciar a troca de sigla. Disse que pela última vez falava como líder do PRTB onde esteve apenas por “gratidão”.
(Des) convite
Em pronunciamento o próprio vereador Anderson Saleme confirmou que houve um “desconvite” por parte do presidente do PMDB, Fausto Barros para filiar-se ao partido.
“Já temos nomes nos partidos e demos a nossa palavra. Temos um compromisso com eles [Adair e Hilton] e o tabuleiro já estava fechado, então não houve como eles virem”, afirmou Barros, acrescentando que isso não descarta uma coligação para a majoritária.
“Tem uns 10 nomes querendo ser vice na chapa do Galileu e entre eles podem estar estes vereadores [Saleme e Marcos Vinícius] ou até mesmo a coligação com esses partidos”.
A insatisfação dos vereadores da legenda com a possível vinda do republicano ficou nítida na última terça-feira (08). Saleme acusou parlamentares de o “espionarem” fotografando documento pessoais e políticos na mesa dele, dentre eles estariam, Hilton, Delano e Adair. Entre os papéis estavam as fichas de filiações do PROS e PMDB. Todos negam.
Anderson ainda não confirmou se deixará o PR para outra sigla. Ele estaria namorando o PROS. Marcos Vinícius também estaria de malas prontas para esta mesma legenda.
Já o ex-vereador Edson Sousa assinou a ficha de filiação do PMDB.