No encontro entre o vereador e Romeu Zema foram discutidas possibilidade para colocar a unidade em funcionamento

Alternativas para a conclusão do Hospital Regional, em Divinópolis, foram discutidas com o governado, Romeu Zema (Novo), nesta terça (02). Após participar da reunião, o vereador Dr. Delano (MDB) propôs um referendo para que a população defina o melhor modelo de gestão.

O assunto foi abordado em reunião com o vereador, com o deputado estadual, Cleitinho (Cidadania), além do governador, na Cidade Administrativa.

“Serão apresentadas pessoas e empresas que possuem a possibilidade de pegar essa gestão. Então, pode ser por licitação, pela junção dos municípios e a distribuição por renda per capita ou por consórcio (…) Nós apresentamos a proposta, que achamos que a gestão tem que ser pública, pois o município e a região Centro-Oeste necessitam disso e são 1.3 milhão de pessoas”, explicou Delano.

No dia 14 de maio o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), publicou o edital de Tomada Pública de Subsídios (TPS). Ele visa obter estudos e levantamentos que subsidiem a elaboração de modelos de negócios para a conclusão e operação dos Hospitais Regionais do Estado.

Expectativa de conclusão

A reunião foi realizada na Cidade Administrativa (Foto: Divulgação)

O modelo de gestão é a peça chave para tratar a conclusão. Hoje, o de Divinópolis está com 82% das obras finalizadas.

“Foi falado que no caso de qualquer uma dessas opções, se a licitação ganhar, a responsabilidade do término da conclusão fica por conta dela. Caso for por consórcio, a opção também fica por conta dele. Se for por renda per capita, fica para os 54 municípios e caso seja por gestão pública plena, também há de se fazer a conclusão. Temos quatro hipóteses e isso é muito bom”, declarou.

Na reunião, o vereador sugeriu a realização de um referendo, em Divinópolis, para decidir uma das hipóteses para a gestão do Hospital Regional. Delano também ressaltou que o Estado segue aberto para novas discussões sobre o assunto.

Novos ônibus

Na ocasião, também foi confirmada a liberação de dois microônibus para o transporte de passageiros, de Divinópolis e região, para BH e imediações, para a realização de hemodiálise e consultas especializadas.