Cadeiras vazias forçam vereadores a fazerem apelo ao governador; 76 delegados foram empossados e ainda não há definição sobre em quais cidades irão atuar
A falta de delegados na Delegacia Regional de Polícia Civil, em Divinópolis, motivou a Câmara Municipal a encaminhar, ao Governo do Estado, um ofício para que a sobrecarga na unidade tenha um fim.
Segundo o documento, a delegacia, em Divinópolis, está operando com apenas quatro delegados, sendo um quarto do quadro total (16 ao todo). De acordo com informações apuradas pelo PORTAL GERAIS, a situação se agravou com a transferência de mais um delegado para Nova Serrana e licenças médicas, além de 23 mil inquéritos acumulados, aguardando conclusão. Hoje, a carência de 75%.
“A instituição Câmara e os 17 vereadores procuramos o delegado Leonardo Pio e iremos encaminhar para o governador, nesta segunda-feira (19), através do deputado federal Domingos Sávio e também vamos ao secretário de segurança pública para aumentar o contingente de delegados, porque é uma necessidade”, disse o vereador e presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Kaboja (PSD), ao PORTAL GERAIS.
Ainda segundo o parlamentar, o ofício, que será encaminhado ao Chefe de Polícia Civil em Minas, Wagner Pinto de Souza e ao Secretário Estadual de Segurança Pública, Mario Lúcio Alves de Araújo, pede uma reunião com o governador, Romeu Zema (Novo). Eles querem pedir diretamente ao Zema para que haja a recomposição completa, ou, pelo menos, em uma primeira etapa, de metade da delegacia regional.
Polícia Civil
O PORTAL GERAIS procurou a Chefia da Polícia Civil de Minas Gerais, que informou que em respeito a situação de Divinópolis, por enquanto, não há nada ainda definido e que no momento, a PC está capacitando os 76 delegados que foram empossados recentemente, na Academia de Polícia Civil (Acadepol).
Depois deste processo, eles serão designados de acordo com estudos técnicos e ainda não dá para dizer qual vai ser a destinação destes profissionais.