Isadora Santana

Durante prestação de conta da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) na Câmara Municipal de Divinópolis, nesta sexta-feira (21), dados alarmantes do último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa) foram divulgados.

Divinópolis tem 1.6% de infestação da dengue, o que coloca a cidade em estado de alerta para uma epidemia. Segundo o vereador e Presidente da Comissão de Saúde de Meio Ambiente, Edimilson Andrade, o resultado é preocupante.

Dados foram divulgados em audiência pública (Foto: Isadora Santana)

Dados foram divulgados em audiência pública (Foto: Isadora Santana)

“Precisamos ter o compromisso junto com a população para que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) não fique lotada. Precisamos limpar nossas casas, já que 90% dos focos da dengue são encontrados dentro dos lotes das residências. Hoje mesmo estive na UPA que está lotada, imagina se tivermos uma epidemia de dengue? Como presidente da Comissão de Saúde já estou divulgando os dados em compromisso da gente  fazer um grande trabalho com a população para evitar essa epidemia”, explica o vereador.

O último resultado do Liraa divulgado pela Prefeitura de Divinópolis no mesmo período em 2015, foi de 1.8% de infestação da dengue. Seguindo parâmetros do Ministério da Saúde, os dados entre 1% e 3,9% estão dentro de situação de alerta.