Jaime Martins fala sobre taxa de esgoto
Jaime Martins diz que recursos federais pode viabilizar tratamento sem taxa (Foto: Reprodução TV Candidés)
Jaime Martins fala sobre taxa de esgoto

Jaime Martins diz que recursos federais pode viabilizar tratamento sem taxa (Foto: Reprodução TV Candidés)

O deputado Jaime Martins (PSD) se disse contra a cobrança da taxa de esgoto que a Copasa tem feito aos moradores de Divinópolis. Segundo ele, era possível tratar o esgoto com dinheiro vindo de recursos federais, o que seria menos oneroso para o cidadão.

Ele disse em entrevista ao programa Espaço Aberto, da TV Candidés, que sempre se posicionou contra a cobrança da taxa, e que o tratamento também poderia ser feito, por exemplo, em  parceria com outros órgãos, como a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

“Acho que poderia haver maneiras menos onerosas para nossa sociedade de se fazer isso, eu já cheguei a fazer isso em outras cidades, temos cidades aqui na região que tem 100% de esgoto tratado, em que a gente conseguiu fazer isso com recursos federais, com convênios”, disse.

Para o deputado, a limpeza do rio deve ser feita sempre, assim como se faz a limpeza das ruas, para que não se torne algo tão caro e engenhoso para a prefeitura.

“Tirar os aguapés do rio antes que eles tomem grande proporção. Fazer a limpeza dos resíduos sólidos que são jogados no rio”, propõe.

Além disso, ele acha importante que seja feito um trabalho de conscientização da população para que não jogue lixo no rio.

“Ainda existem pessoas que infelizmente atiram lixo no rio. Então tem que ser feito um programa de conscientização para não se fazer isso, mas, sobretudo também cobrar uma solução para o nosso esgoto, que é cobrado na nossa conta. Tratar o esgoto, fazer um programa de conscientização, limpar o rio, emergencialmente”, conclui.