Drive-thru do Centro Administrativo será desativado e 27 unidades de saúde irão aplicar a vacina contra a COVID
Com a descentralização dos pontos de vacinação contra a Covid-19 a procura pela segunda dose aumentou em Divinópolis. Dados divulgados, nesta segunda-feira (13/12) ao PORTAL GERAIS, pelo secretário de Saúde Alan Rodrigo Silva aponta que a média de doses diárias que era de 400, chegou a 1,7 mil ontem.
“O avanço da vacinação depende muito da população, os usuários têm buscado mais para vacinação da segunda dose e reforço após a descentralização para as unidades de saúde”, afirmou.
Inicialmente 16 unidades de saúde passaram a aplicar o imunizante. A partir de quinta-feira (16/12), a vacinação será estendida a 27. Para ser imunizado é necessário agendar pelo site da prefeitura.
Veja quais são as unidades:
- Afonso Pena,
- Belvedere,
- Bom Pastor,
- Candidés,
- Central,
- CSU,
- Danilo Passos,
- Ermida,
- Icaraí,
- Ipiranga,
- Itaí,
- Jardinópolis,
- Maria Lúcia Gregório,
- Nações,
- Nilda Barros,
- Niterói,
- Nossa Senhora das Graças,
- Nova Holanda,
- Planalto,
- Primavera,
- Santa Lúcia/Sagrada Família,
- Santos Dumont,
- São José,
- São Paulo,
- São Roque/Tietê,
- Serra Verde,
- Vale do Sol.
Com a decisão, o drive-thru do Centro Administrativo (sede da prefeitura) será desativado. O último dia de funcionamento será nesta quarta-feira (15/12) com mutirão. No local estarão disponíveis os imunizantes Coronavac, Astrazeneca e Pfizer para vacinação de pessoas que estão com dose em atraso.
Embora, a descentralização tenha ampliado a busca pela imunização, há ainda 13,1 mil com doses atrasadas na cidade.
“A vacinação é a principal estratégia preventiva para a disseminação da Covid-19. Se as pessoas não estiverem imunizadas (com a vacinação das duas doses + reforço) aumenta as chances de contágio e aumento na incidência de casos”, alerta o secretário.
Vacinação sem Agendamento
A partir do encerramento do drive thru do Centro Administrativo, todas as sextas-feiras a UAPS Central ficará encarregada pela vacinação, sem agendamento, de Coronavac e Astrazeneca. Neste dia, somente esta unidade não terá cadastro aberto para Pfizer.
Vacinação na Zona Rural
As unidades de saúde de Djalma Dutra, Quilombo e Buriti manterão a vacinação programada conforme a rotina.
Nestas unidades não será aberto cadastro por serem zona rural. O usuário pode entrar em contato com a equipe destas unidades e solicitar o agendamento para a vacinação.