DESLIZAMENTO-CONCEIÇÃO-DO-PARÁ
Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Após o incidente, 255 pessoas e 889 animais foram assistidos pela mineradora, com apoio das autoridades locais e estaduais.

A Jaguar Mining finalizou o cadastro das 97 famílias realocadas devido ao deslizamento de pilha de rejeitos na Unidade Turmalina, em Conceição do Pará (MG). O incidente ocorreu na área delimitada pelo Comando Unificado de Operações, que reúne representantes da Jaguar Mining, autoridades municipais e estaduais. No total, transferiram 255 pessoas, moradores das regiões afetadas, para locais seguros. Grande parte das famílias está hospedada em hotéis da região, enquanto outras buscaram abrigo em residências de parentes.

Entre as 162 edificações desocupadas, o deslizamento atingiu 7. Além das medidas voltadas aos moradores, também realizaram o manejo de 889 animais. Destes, 587 já retornaram aos cuidados dos tutores em locais de escolha própria, enquanto 290 permanecem em uma clínica veterinária e 12 seguem em campo sob a supervisão de especialistas contratados.

A Jaguar Mining reiterou o compromisso de assistência às famílias e animais impactados e reforçou que seus canais de atendimento estão disponíveis para esclarecimentos.