Pedro Henrique Jonas

 

Minas Gerais passa por um período de grande estiagem e várias cidades do Centro-Oeste mineiro já declararam estado de emergência por causa da redução do nível de água. O município de Itapecerica que é abastecido pelo Ribeirão Gama teve seus horários de abastecimentos reduzidos, pois o nível de água não consegue atender as necessidades dos moradores da cidade.

 

Devido a essas condições a Prefeitura de Itapecerica junto com a Copasa – empresa responsável pelo tratamento e abastecimento de água na cidade -, resolveram aderir a medidas como racionamento. Mas, a iniciativa não foi suficiente. Descumprindo o cronograma divulgado, toda a cidade foi atingida pelo desabastecimento. A situação é mais crítica nos bairros mais altos. Neles a água só chega com caminhão pipa.

 

Diante da emergência, o prefeito Antonio Dianese decretou estado de emergência e institui uma multa de R$ 120 para os moradores que forem flagrados desperdiçando água, por exemplo, lavando calçadas e carros e enchendo piscinas.

 

A proibição também atinge postos de combustíveis e lava-jatos que usam a água fornecida pela Copasa, para lavagem de veículos.

 

Ainda segundo o decreto, escolas, creches, unidades de saúde e prédio públicos terão preferência. A Copasa terá que garantir o abastecimento desde que eles tenham reservatórios adequados para o recebimento de água.

 

Abastecimento

 

Para impedir que os bairros fiquem totalmente sem água um novo cronograma foi divulgado pela Copasa. Entretanto, desta vez, o abastecimento será assegurado por caminhões-pipa. Durante a semana do dia 6 ao dia 14 de outubro, os caminhões serão direcionados para os seguintes bairros:

 

Bairro Alvorada, parte do bairro Bela Vista e final da Rua Francisco Feverino Tavares na quarta-feira (08); Bairros Andreza I e II na quinta-feira (09) e Bairros Silvio Dias, Doutor Flávio Morais e Oliveira Morais sexta-feira (10).

 

Já a água armazenada nos reservatórios da Copasa abastecerá os bairros a seguir:

 

Bairros Areão I e II, parte do Alto Rosário (Ruas Aureliano Moreira, São José e Francisco Feverino Tavares) e Boa Viagem na quarta-feira (08); Parte do Centro, parte baixa dos bairros Alvorada, São Geraldo, Bom Jesus, Distrito Industrial e Dom Antônio na quinta-feira (09) e sexta-feira (10); Parte do Centro (entre as Ruas Cônego Domiciliano e Necésio dos Santos) e bairro Ranulfo Mendes no sábado (11); Parte do Centro (Rua Necésio dos Santos sentido Nossa Senhora das Graças) e parte baixa do bairro Dr. Flávio Morais no domingo (12) e na segunda (13) e por fim os bairros Ingás, Jardim das Acácias e alto Cemitério na terça-feira dia (14).