Ana Cláudia recebeu flores e se emocionou assistindo a um vídeo elaborado com depoimentos de alunos
Coroando uma das últimas reuniões pedagógicas do ano, a Superintendência Regional de Ensino de Divinópolis fez questão de homenagear Ana Cláudia Santos, professora de Língua Portuguesa do 3º ano do Ensino Médio da EE Padre Paulo, localizada em Santo Antônio do Monte. A docente é um dos dez vencedores da 21ª edição do Prêmio Educador Nota 10, iniciativa realizada pela Fundação Victor Civita.
Ana Cláudia concorreu ao prêmio apresentando a sequência didática “O ser(tão) de cada um”, por meio da qual trabalhou aspectos estilísticos dos textos de Guimarães Rosa. Entre as atividades desenvolvidas, os estudantes criaram produções orais, refletiram sobre a relação entre obra e realidade, trabalharam com recursos de animação stop motion e foram desafiados a escrever cartas para Guimarães, como fez o escritor Manuel Bandeira.
É a segunda vez que a docente se destaca entre os concorrentes ao Prêmio Educador Nota 10. Ela também foi classificada entre os dez primeiros colocados em 2014 e, embora já figure como uma vencedora veterana, a professora afirma que o destaque em 2018 teve um significado especial.
“Precisei passar pelo crivo do uso das atuais mídias digitais e incorporá-las a meu trabalho. Para mim, foi um dos trabalhos mais enriquecedores. Guimarães não será mais o mesmo”, comenta Ana Cláudia.
Durante a reunião dedicada à sua homenagem, a professora apresentou suas estratégias didático-pedagógicas aos gestores escolares da SRE Divinópolis, socializando com os presentes suas visões da prática docente. Além das congratulações da equipe da SRE, representada pela diretora educacional Neusa Maria Cançado Guimarães, a professora Ana Cláudia recebeu flores e se emocionou muito assistindo a um vídeo elaborado com depoimentos de seus alunos e demais membros da comunidade escolar da EE Padre Paulo.
O Prêmio
O Prêmio Educador Nota 10 é uma iniciativa da Fundação Victor Civita (FVC) em parceria com a Fundação Roberto Marinho, com apoio da Nova Escola e patrocínio da Fundação Lemann e da Somos Educação. Os projetos inscritos são avaliados pela Academia de Selecionadores e Jurados, composta por especialistas em cada área do conhecimento.