A Sejusp informou que a causa da morte não foi divulgada, e a Polícia Civil investigará o caso.
Um detento de 28 anos foi encontrado morto na manhã da última segunda-feira (30/09), em uma das celas do Presídio de Formiga, no Centro-Oeste de Minas. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) não informou a causa da morte.
Detalhes
De acordo com a Sejusp, a equipe de policiais penais foi acionada por um dos presos e, ao chegarem ao local, acompanhados de uma enfermeira da unidade de saúde, encontraram Cláudio Kennedy Borges Oliveira sem sinais vitais. Kennedy havia sido admitido no presídio no dia 23 de março de 2023 e dividia a cela com dois outros detentos, que serão ouvidos durante as investigações.
Instauração de procedimento interno
A direção do presídio adotou os procedimentos necessários e instaurou um procedimento interno para apurar administrativamente o ocorrido. A investigação criminal e a perícia ficarão sob a responsabilidade da Polícia Civil. A Sejusp negou qualquer relação entre a morte do detento e atos de subversão da ordem ocorridos na unidade na mesma noite.
- Escolas de Minas adotam novas regras para uso de celulares
- Divinópolis vive “batalha da razão contra a ignorância e o fanatismo”, diz Kell
- Lohanna deve assumir liderança bancada feminina na ALMG
- Temos uma câmara derrotada trabalhando contra Divinópolis, diz Israel da Farmácia
- Veja como fica a composição das comissões permanentes da Câmara de Divinópolis
Apuração
Ainda segundo a Sejusp, detentos de duas celas atearam fogo em pedaços de cobertores e uniformes, lançando-os nos corredores da ala. A situação foi rapidamente controlada pela equipe de plantão e não houve feridos. Assim como no caso da morte do detento, um procedimento interno foi instaurado para apurar o incidente, e os presos envolvidos serão submetidos ao Conselho Disciplinar da penitenciária, podendo sofrer sanções administrativas.