Será inaugurada, nesta sexta-feira (14), a fábrica de blocos de concreto no Complexo Penitenciário Doutor Pio Canedo, em Pará de Minas. A empresa já está com uma encomenda de 100 mil peças.Em breve fornecerá material para a nova unidade prisional, que está sendo construída ao lado do complexo penitenciário.
A inauguração será às 9h, mas a produção da Preforte Pré-fabricados começou a funcionar há cerca de um mês, com dois detentos trabalhando e hoje conta com 10. Este número pode chegar a vinte nos próximos meses, de acordo com o aumento das encomendas.
Leandro Quirino, sócio da empresa, conta que também está produzindo mourões, meio-fio, piso intertravado e laje treliçada de cimento.
“A parceria é compensadora para todos. Dentre as diversas vantagens para o empresário podemos destacar a assiduidade e dedicação dos presos.”
A diretora-geral da unidade prisional, Sara Simões Pires, destaca a importância das parcerias de trabalho, lembrando que o empenho dos servidores e detentos é fundamental para conquistar a confiança das empresas nas linhas de produção dentro da unidade.
“Hoje, felizmente, temos empreendedores na fila de espera para instalar oficinas de trabalho dentro do Complexo Pio Canedo”, revela a diretora.
O Complexo Penitenciário Doutor Pio Canedo, acaba de atingir a marca de 300 presos trabalhando, em atividades que vão desde a preparação de palha de milho para cigarros artesanais, limpeza urbana, em parceria com a Prefeitura de Pará de Minas, montagem de brindes e fabricação de palets de madeira.