Deusdete Campos assume a cadeira do vereador Zé Braz que morreu no final de semana vítima de acidente de moto

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) enviou despacho, nesta segunda (22/7), em resposta à demanda da Câmara Municipal de Divinópolis, informando que o Partido Verde (PV) é a sigla detentora da cadeira legislativa durante as eleições de 2020. Atualmente, o suplemente filiado à sigla, é Deusdete Campos, que tomará posse como vereador, conforme ofício emitido pela própria sigla.


A vacância da cadeira legislativa se deu devido ao falecimento do vereador Zé Braz, na madrugada de domingo (21/7) em decorrência de um acidente de moto. A Câmara, por meio da Secretaria Geral, Procuradoria e Secretaria Legislativa da Casa, acionou o TRE/MG (ofício ID 5470607). Assim, sendo informada por despacho que, conforme o artigo 12 da Resolução TSE n° 23.611/2019, traz a definição de suplentes para pleito 2020:

“Art. 12. Nas eleições proporcionais, serão suplentes do partido político que obtiver vaga todos os demais candidatos que não foram efetivamente eleitos, na ordem decrescente de votação. (Código Eleitoral, art. 112).”

Suplente vereador Zé Braz


Atualmente, o suplente direto filiado à sigla é Deusdete Campos, que assumirá a vaga no próximo dia 1º de agosto, primeira reunião pós-recesso parlamentar. Ainda na data de hoje (22), o PV já se manifestou junto à Câmara, solicitando a posse do suplente. 
Na ocasião, os 17 vereadores (incluindo o suplente empossado), farão uma votação para escolher o novo secretário da Mesa Diretora. Cargo exercido pelo vereador Zé Braz.


Dando sequência aos trâmites do Processo Legislativo, a câmara arquivará os projetos de Lei de autoria do vereador Zé Braz por motivo de falecimento. As Comissões Permanentes em que atuava como membro também sofrerão alterações. Os suplentes das Comissões de Administração Pública e de Saúde estão sendo convocados a assumirem como membros efetivos.


Os assessores legislativos lotados no gabinete do vereador Zé Braz, conforme a câmara, serão exonerados a partir do dia 1° agosto. Assim, cabendo-lhes esta semana finalizarem os procedimentos Legislativos e administrativos que estavam sob a responsabilidade do vereador falecido.