Adolescentes devem apresentar o cartão de vacina (Foto: Diviulgação/PMD)

O “Dia D” da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) será realizado nesta quarta-feira (16). Em Divinópolis a previsão é vacinar 4.704 adolescentes das faixas etárias de 9 a 11 anos.

A novidade desta campanha para as anteriores é que a vacinação ocorrerá, exclusivamente, nas unidades de saúde. Na cidade e zona rural ao todo serão 34 salas de vacinas que estarão à disposição da população. De acordo com o Setor de Imunização da Diretoria de Vigilância Sanitária da Semusa, a mudança é uma estratégia para promover ações que estimulem a adolescente a cuidar de sua saúde. Além de atender à necessidade de registrar a vacinação no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI Desktop).

Para receber as adolescentes para a vacinação contra o HPV as unidades de saúde estão se preparando. No ESF Santa Lúcia, que fica localizado na região sudeste da cidade, está sendo preparado um dia todo especial.

Das 7h30 às 10h40 e das 13h às 16h esta unidade de saúde receberá as adolescentes com várias atividades. Além da vacina contra a HPV terá massagem corporal, corte de cabelo, escova, orientações e consulta médica (agendadas previamente).

Adolescentes devem apresentar o cartão de vacina (Foto: Diviulgação/PMD)

Adolescentes devem apresentar o cartão de vacina (Foto: Diviulgação/PMD)

Outra unidade de saúde que também divulgou uma agenda especial para o “Dia D” de vacinação contra o HPV foi a ESF Nilda Barros que está localizada na região sudoeste. Lá esta iniciativa está sendo apelidada de setembro “Rosa Teen”. De acordo com a gerência desta unidade, todas as adolescentes passarão por uma consulta e terão a disposição uma oficina: “Conhecendo o corpo ” com orientações sobre alimentação e estímulo a atividade física. As meninas que estudam de manhã serão atendidas a tarde e as que estudam a tarde serão atendidas pela manhã.

Para receber a segunda dose da vacina contra a HPV é fundamental apresentar o cartão de vacinação. A vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará prevenir a doença nas próximas décadas. Atualmente este agravo representa a terceira causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.

Incluídas

Em 2015, além de as adolescentes, foram incluídas também como público alvo da vacinação contra HPV, mulheres de 09 a 26 anos (26 anos,11meses e 29 dias) que convivem com o vírus HIV. Para receber a vacina, esta população, deve comparecer ao serviço de saúde e apresentar relatório médico com justificativa para a vacinação juntamente com a caderneta de vacinas.