Segundo a OMS, saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença
Celebra-se nesta terça-feira (12/12), o Dia da Saúde Universal, data também chamada de Dia da Cobertura Universal de Saúde. A Organização Panamericana de Saúde (OPAS)/Organização Mundial da Saúde (OMS) apoia esta campanha. O objetivo é tornar realidade o acesso universal à saúde e à cobertura universal nas Américas, sempre em colaboração com países membros, entre eles, o Brasil.
Dia da Saúde Universal: qual é, de fato, o conceito de saúde?
Segundo a OMS, saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Sempre é importante destacar que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física, e a falta de cuidados com a saúde mental pode levar a problemas graves.
A psicóloga da Santa Casa de Cláudio, Anésia Toledo, explica que o município dispõe de uma Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para a devida assistência da população.
“Nessa rede há profissionais que encaminham a pessoa para o local adequado. A porta de entrada é o posto de saúde, onde a pessoa, depois de passar por uma triagem, é encaminhada para os dispositivos voltados para cuidados com a saúde mental”.
Bem-estar físico e mental
Esse completo bem-estar físico e mental depende, ainda, da adoção de hábitos mais saudáveis. Isso inclui uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes e vitaminas, e a prática regular de atividades físicas. E mais: é importante evitar o consumo de álcool e tabaco. Ambos podem causar danos irreparáveis à saúde.
Inclui também a prevenção com a realização de exames, como o exame de sangue, mamografia, assim como, papanicolau, entre outros. São eles que ajudam a detectar doenças em estágios iniciais.
Além disso, é importante manter a lavar as mãos com frequência. A higiene pessoal também ajuda na prevenção das doenças respiratórias, diarreicas, entre outras.
Veja mais o que diz a psicóloga.