Redação
Nas festas de fim de ano as dietas são substituídas por comemorações com comidas e bebidas nem sempre saudáveis e com baixas calorias. A boa notícia é que alguns alimentos funcionais ajudam na desintoxicação e recuperação do organismo.
Ao exagerar na quantidade ou qualidade dos alimentos e bebidas o corpo logo sofre as consequências. Excesso de gordura, álcool, sal e açúcar podem ser sinônimos de cansaço, gases, retenção de líquido, e claro, ganho de peso.
Para ter apenas boas lembranças das comemorações e esquecer o mal-estar, Andrea Frias, PhD em nutrição pela USP, dá algumas orientações.
“Sucos preparados com vegetais e frutas como a couve, cenoura, espinafre, salsa, laranja, maçã, frutas vermelhas etc, são ricos em fibras e substâncias com ação antioxidante e detoxificante, e ajudam a eliminar toxinas e enxugar medidas. O chá verde e o chá de hibiscus também podem ajudar, já que possuem ação diurética e facilitam a eliminação de substâncias tóxicas ao organismo ”.
Além disso, Andrea recomenda nesse período uma alimentação adequada à base de alimentos e bebidas leves.
“O processo de desintoxicação envolve a retirada de alimentos industrializados do cardápio, além de alimentos refinados, ricos em sal, açúcares e aqueles providos de aditivos alimentares e gorduras prejudiciais à saúde”, esclarece. “Dessa forma, em poucos dias o organismo já se reestabelece, mas esses produtos podem continuar sendo consumidos para a manutenção da saúde”, afirma.
Prontos e saudáveis
O consumo dos alimentos indicados na dieta detox pós-festa pode acontecer de forma rápida e prática. Para quem quer facilitar, a Sanavita tem opções prontas. Os sucosda linha Detox – DetoxGreen (suco verde), Detox Verão (com betacaroteno), DetoxGoji (goji e açaí), DetoxRed (suco vermelho) e Detox Pink (suco rosa) – foram desenvolvidos com vegetais e frutas com ação detoxificante, em combinações com a couve, laranja, espinafre, maçã, blueberry, salsa, gengibre, cranberry, romã, gojiberry, blueberry, etc, que variam com a versão. Já a linha de chás solúveis inclui o chá verde (sabor frutas cítricas e abacaxi com hortelã) e o chá de hibisco (sabor uva e pêssego), ricos em substâncias antioxidantes. Todos são isentos de aromas e corantes artificiais.
Os chás e sucos devem ser tomados de uma a duas vezes ao dia em qualquer horário. Pessoas sensíveis a cafeína (presente naturalmente nos chás), devem evitar o consumo à noite.