O prefeito de Divinópolis, Galileu Machado (PMDB) empossou diretores escolares, vice-diretores e diretores pedagógicos de 52 unidades educacionais municipais, na manhã desta segunda-feira (23), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Autoridades, vereadores e convidados participaram do evento.
A Secretaria de Educação, principalmente o Comitê Eleitoral, trabalhou para que o processo eleitoral se realizasse de forma justa, organizada e transparente. O processo eleitoral aconteceu de outubro a dezembro de 2016 e foi conduzido pela Comissão Eleitoral Municipal. Servidores lotados na unidade escolar, alunos maiores de 16 anos de idade e pais de alunos menores de 16 anos previamente inscritos tiveram direito a voto.
Para se candidatar à direção escolar, era necessário ser servidor efetivo com no mínimo três anos de experiência no magistério público municipal; ter curso superior na área de educação, além de apresentar plano de trabalho para a gestão escolar.
Em Divinópolis a escolha dos gestores é feita de forma democrática, por eleição, desde 1987. A forma democrática de escolha do diretor é maneira de integrar a comunidade escolar.
“Auxilia os pais no acompanhamento do que acontece no processo de aprendizagem dos filhos. Quem ganha com a eleição direta do diretor da escola são os alunos, os professores, os funcionários, ou seja, a educação”, afirmou a secretária municipal de Educação, Vera Lúcia Prado.
Em discurso, Galileu Machado reafirmou o compromisso com a educação.
“Enquanto for detentor do poder de fazer, darei prioridade à educação. Não posso negar minha origem. E, com imensa saudade, lembro-me de minha mãe, dona Lourdes Teixeira, que durante grande parte da vida demonstrou carinho, dedicação e verdadeiro amor pelo ensino; foi diretora do grupo escolar Padre Matias Lobato. Em todos os mandatos sempre me preocupei com a educação. Construí escolas e, com muita tristeza e até certa revolta, vejo algumas delas fechadas. Escolas não se fecham; escolas precisam ser abertas e entregues a educadores competentes, como temos aqui na cidade”, afirmou o prefeito.
O Projeto Fazendo Arte, apoiado pela Prefeitura, fez a abertura da solenidade com a orquestra de violão. Estiveram presentes os vereadores Josafá e Janete Aparecida, além do deputado estadual Fábio Avelar.