Diretoria apresentou novidades para a disputa do Campeonato Mineiro - Foto: Marcelo Lopes/Portal Centro-Oeste

O time perdeu 16 pontos favorecendo o Bugre que havia terminado o campeonato na penúltima colocação

Carlos Henrique Monteiro

O Guarani divulgou uma nota oficial, na manhã desta quarta-feira (10), a respeito da condenação do Villa Nova, pela escalação irregular do atacante Pinguim, em julgamento ocorrido na noite desta terça (09).

Na nota, a equipe informou que recebeu a decisão do TJD com serenidade, até porque é condizente com a notícia de infração denunciada pelo próprio clube. E também informou que não irá se pronunciar pelos méritos do processo, o que será feito a tempo e modo nos autos, e que sua diretoria e advogados continuaram atentos a todos os desdobramentos do caso, sempre prontos para defender os interesses do clube.

O caso

Condenado à perda de 16 pontos e multa de R$ 8 mil, o Villa Nova foi rebaixado com -5 pontos para o módulo 2 do Campeonato mineiro. Com isso, o Guarani de Divinópolis, que havia terminado o campeonato na penúltima colocação, acabou se beneficiando e permanecendo na elite do estadual.

O julgamento da última terça-feira foi feito em primeira Instância, na Quarta Comissão Disciplinar, e o Leão ainda tem direito ao recurso ao Pleno do TJD para tentar permanecer na elite. Por 4 votos à 1, os auditores da sessão do TJD decidiram punir o clube de Nova Lima.

Segundo a decisão do TJD, o Villa perdeu 12 pontos por causa dos quatro jogos que Pinguim atuou na competição, em situação considerada irregular. Os jogos foram contra América, Guarani, Cruzeiro e Patrocinense.

O clube de Nova Lima também perdeu quatro pontos conquistados dentro das quatro linhas (um empate com o Guarani e uma vitória sobre o Patrocinense).