A cobertura de telefonia móvel será ampliada em Marilândia (Foto: Divulgação)

A cobertura de telefonia móvel será ampliada em Marilândia (Foto: Divulgação)

Mais de 20 mil moradores de distritos do centro-oeste de Minas serão beneficiados com cobertura de telefonia celular e comunicação de dados. O serviço faz parte da segunda etapa do Programa de Universalização do Acesso aos Serviços de Telecomunicações do Estado de Minas Gerais, o Minas Comunica, lançada nesta terça-feira (13.1) pelo governador Antônio Anastasia, em solenidade na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Nesta etapa, serão contemplados, em todo Estado, 692 distritos de 359 municípios mineiros e os investimentos serão de até R$ 140 milhões.

 

“O Minas Comunica vai beneficiar principalmente os serviços das áreas da saúde e educação, que estão prejudicadas com a falta de cobertura. A facilidade de comunicação também vai melhorar a convivência entre as pessoas e levar informações aos maiores centros, além de permitir pesquisa de preço de mercadorias, entre outros”, ressalta o prefeito de Paineiras, Osman de Castro.

 

O Minas Comunica II será desenvolvido pelas secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Fazenda (SEF), levando em consideração os distritos existentes durante o Censo de 2010. A meta do Governo de Minas é, até o final deste ano, levar o serviço de telefonia celular a 50% desses distritos. O projeto deverá ser concluído até fevereiro de 2016.

 

O edital será publicado na terça-feira (14) no Portal de Compras do Estado (www.compras.mg.gov.br) e a licitação será em lote único, sendo permitida, entretanto, a participação de consórcio de operadoras. A proposta vencedora será aquela que, atendendo plenamente às condições do edital, demandar menor quantidade de recursos para o projeto e, consequentemente, menor participação financeira do Estado.

Centro-oeste

No centro-oeste serão beneficiados os seguintes distritos:Engenho do Ribeiro (em Bom Despacho); Macaia ( Bom Sucesso); Cachoeirinha (em Córrego Danta); Baiões (Formiga); Neolândia e Marilândia ( Itapecerica); Martins Guimarães (Lagoa da Prata); Alberto Isaacson e Ibitira ( Martinho Campos); Coco (Moeda); Morro do Ferro (Oliveira); Vila Costinha (Pains); Quartel de São João (Quartel Geral); Santo Hilário (Pimenta); São Sebastião da Estrela (Santo Antônio do Amparo); Serra da Canastra e São José do Barreiro (São Roque de Minas); Altolândia ( em Tapiraí); Poções de Paineiras (em Paineiras); São Sebastião do Cabrestos/Campinópolis (em Vargem Bonita).