Poliany Mota

 

Nó mês de junho a Prefeitura de Divinópolis anunciou, através do secretário de desenvolvimento social Paulo dos Prazeres, que iria estudar formas de ajudar o Lar das Meninas, após o presidente da entidade, Maurício Paiva, dizer que, por causa da crise financeira, o Lar sofre risco de encerrar as atividades.

 

Uma equipe da prefeitura realizou uma visita à instituição no mês de junho e, segundo Maurício Paiva, ficou de acelerar a liberação de recursos do FIA (Fundo da Infância e Adolescência), o que poderia aliviar a situação. O problema é que há uma divergência entre as partes. O Presidente do Lar diz que até agora nada foi liberado para a entidade e apenas uma reunião foi realizada.

 

Em contrapartida, a prefeitura afirma que aguarda a prestação de contas do Lar das Meninas e o plano de ação, para, só então, conseguir liberar os recursos do FIA. Maurício Paiva afirmou que a prestação de contas já foi entregue e de fato surgiu alguns problemas, que segundo ele, são antigos, decorrentes da falta de informação da própria prefeitura, que nega ter recebido os documentos com as correções necessárias.

 

Enquanto isso, a entidade continua passando por dificuldades financeiras, atendendo apenas a 50 crianças e com cinco profissionais a menos. Um evento beneficente foi realizado, mas o valor arrecadado com a festa junina não foi suficiente. O dinheiro ajudou no pagamento de algumas contas atrasadas, mas não resolveu o problema.

 

Recursos

 

Essa não é a primeira vez que o Lar das Meninas perde recursos por pendências em documentação. O vereador Edimilson Andrade (PT) conseguiu a liberação de uma emenda de R$ 40 mil. Mas, o montante não pode ser passado por ausência de certidões negativas.