Divinópolis abre inscrições para cadastro escolar 2025
Foto: Daniela Martins

As inscrições estão disponíveis até 1º de novembro e os resultados serão divulgados em 4 de dezembro.

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), informa que o Cadastro Escolar 2025, realizado pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), já está disponível.

Cadastro e resultado

O cadastro teve início em 1º de outubro e estará aberto até 1º de novembro. Após o período de inscrições, o resultado será divulgado no site do Cadastro Escolar em 4 de dezembro. Os responsáveis devem acessar o site novamente para verificar a escola para a qual o estudante foi encaminhado. A confirmação da matrícula na rede estadual ocorrerá presencialmente a partir de 18 de dezembro, enquanto as famílias que optarem por escolas municipais devem seguir o calendário de matrícula local.

Quem deve participar

Devem se inscrever no Sucem os estudantes que desejam ingressar na rede pública de ensino ou mudar de escola em 2025. Estudantes matriculados em 2024 em escolas públicas que não oferecerão o nível subsequente também devem se cadastrar. Aqueles que desejam retornar aos estudos no ensino fundamental ou médio, incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), também podem se inscrever, com a exigência de idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. Além disso, candidatos a cursos técnicos em escolas estaduais podem se registrar no Sucem.

As famílias sem acesso à internet podem utilizar os computadores disponíveis em escolas estaduais, municipais ou nas prefeituras dos municípios participantes do Sucem para realizar o cadastro.

Renovação de matrícula

A renovação de matrícula será automática para os estudantes que estiverem matriculados e frequentando uma escola da rede estadual até 27 de setembro. Essa renovação será garantida, desde que a escola ofereça a etapa de ensino correspondente em 2025. O estudante poderá solicitar a troca de escola no Sucem se desejar cancelar a renovação automática e participar do novo processo de cadastramento.

Encaminhamento para matrícula

O encaminhamento dos alunos inscritos será baseado na disponibilidade de vagas, espaço físico da escola, tipo de atendimento e nível de ensino oferecido. Os critérios de alocação seguirão uma ordem de prioridade que inclui estudantes com deficiência, zoneamento, irmãos matriculados na escola pretendida, estudantes já matriculados na rede pública e a menor idade.

Unificação

Essa nova ferramenta visa unificar o encaminhamento de candidatos às vagas da rede pública em 715 municípios participantes, incluindo Divinópolis.