Vereadores buscam apoio para viabilizarem chapa; Eleição será na próxima semana

Como de praxe, uma semana antes da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Divinópolis e ainda não há nenhuma chapa definida. Até agora existem apenas especulações. Três vereadores tem articulado pelos bastidores: Rodrigo Kaboja (PSD), Edson Sousa (MDB) e Eduardo Print Jr. (SD).

Bem articulado, Kaboja, segundo fontes do PORTAL teria três nomes para compor a chapa: Roger Viegas (PROS) – primeiro secretário; Marcos Vinícius (PROS) – vice; e Negô do Buriti (Patriota) – segundo secretário.

Roger Viegas confirmou ter recebido o convite e aceito. Mesmo se posicionando como vereador de oposição, ele disse que a intenção é construir uma chapa de consenso. Kaboja é líder do governo, o principal elo entre o prefeito e vereadores.

Para Viegas essa é oportunidade de ganhar experiência política e amadurecimento, já que está no primeiro mandato. Afirmou ainda que a proposta é ter dois nomes de oposição e dois de situação.

“Queremos uma chapa de consenso para não termos uma câmara dividida como nos últimos dois anos”, afirmou.

Análise

Marcos Vinícius também confirmou ter recebido o convite. Ponderado, falou em análise e fez um resumo do cenário atual. Disse que será um mandato desafiador, pois a projeção é de que a crise que assola da prefeitura se intensifique.

“A nova presidência terá um papel muito importante para convergir naquilo que for necessário. Terá que agir na contenção de despensas, fazer um projeto trazendo para realidade, cortar na carne”, argumentou.

Ele disse que está verificando quais os candidatos tem projetos como este, citando até corte de contratados e comissionados.

A reportagem tentou contato com Negô, porém ele não foi encontrado para falar sobre o assunto até o fechamento desta reportagem.

Outras chapas

Questionado sobre as articulações, Edson disse ao PORTAL que até “o dia 08 de novembro, às 16h”, irão registrar os nomes na disputa.

Já Eduardo, em outra ocasião, comentou que iria se colocar abertamente na corrida pela cadeira máxima da câmara, apenas quando houvesse viabilidade para formar chapa. Na última disputa ele manteve o nome até às vésperas, porém não conseguiu se viabilizar. Na época, o voto que definiu o resultado foi de Kaboja.

Outro nome ventilado, como mostrado pelo PORTAL, é o da vereadora Janete (PSD).

A eleição será realizada na sexta-feira (09) da próxima semana.